Durante a quarentena, Gisele Mirabai criou a ficção “Ana de Corona”, em que fala sobre o planeta, os problemas ambientais e a situação vivida em todo o mundo
A escritora Gisele Mirabai lançou, na terça-feira (21) o livro “Ana de Corona”, que conta a história da ambientalista Ana, que vê a própria vida atravessada pela pandemia, enquanto dá conta da família, do trabalho, do corte em uma bolsa de mestrado e de uma nova paixão. A obra, cuja ficção se entrelaça absurdamente com a realidade foi escrita em apenas nove dias, durante o período de quarentena.
A autora, que também publicou o livro Machamba, vencedor do Prêmio Kindle e finalista do Prêmio Jabuti conta que a proximidade com o tema se dá pela própria história de vida dela, que há cerca de 20 anos possui envolvimento ambiental, tendo sido membro do Greenpeace e desenvolvido ansiedade quando percebeu que o planeta possui recursos finitos e pode acabar. Além disso, ela publicou a obra “Guerreiras de Gaia” e há pelo menos 10 anos trabalha com palestras e visitas em escolas que adotaram o livro como parte do material didático.
O pensamento voltou com a entrada do país no isolamento social e após ficar uma noite inteira sem dormir, ela se sentou para escrever o romance, que chega às mãos dos leitores de forma gratuita, através da plataforma do Kindle, neste feriado.
“Fiquei uma noite inteira sem dormir e quando deu 6h, consegui pegar no sono. Deu 8h30, meu filho me acordou e eu pensei: ou eu durmo e fico o dia todo letárgica, ou sento para escrever um texto. E eu levantei 9 dias depois, no final da quaresma, no sábado de aleluia, com o livro pronto”, contou.
Todo o processo, entre os dias de escrita, submissão da obra a 12 leitores beta, revisão, produção de capa e registro para distribuição foram 15 dias. “Sinto-me bem feliz com a publicação do livro, tanto pela necessidade imensa que tive de expressar o tema, quanto pelo feedback maravilhoso que tive dos leitores, como nunca antes”, acrescentou.
No livro, a autora estabelece uma conversa entre a narradora e o leitor e a obra, embora estarreça, aponta caminhos de mudança possíveis diante da pandemia que vivemos.
Serviço – O livro estará gratuito para download até sexta-feira. Para ler: https://www.amazon.com.br/dp/B087B8W1LH/
Sobre a autora
Gisele Mirabai nasceu em Belo Horizonte e atualmente vive em São Paulo. Escritora, atriz e roteirista, estudou cinema na London Film Academy, Artes Cênicas na UFMG e é pós-graduada em Literatura pela UFF. Tem seis livros publicados, dentre eles, Machamba (Ed. Nova Fronteira), romance vencedor do 1o Prêmio Kindle de Literatura e finalista do Prêmio Jabuti de Melhor Romance 2018. É roteirista e diretora do longa documentário Homem Livre, rodado em diversos países, premiado em festivais e exibido pelo canal GNT. Curiosa sobre os fenômenos do céu e da terra, estudou por três anos no CASP – Clube de Astronomia de São Paulo – no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Com seu livro juvenil Guerreiras de Gaia (Grupo Global), ministra palestras e rodas de conversas em escolas sobre a preservação ambiental e um futuro melhor para o planeta. Ana de Corona foi escrito durante a quarentena, na pandemia global do Covid-19 em 2020.