Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sociedades

RACISMO NÃO É ENTRETENIMENTO

Texto: Thais Machado | Imagem: Banco de imagens pexels/Matheus Souza

Não é a primeira e nem será a última vez que programas como o Big Brother Brasil protagonizam cenas de racismo. Ser racista no Brasil é poder se beneficiar do privilégio de se “desculpar” e no final ainda ter a chance de sair milionário do programa, assim como aconteceu em 2019.

2021 chegou e nem mesmo a edição com mais representatividade negra da história BBB modificou esse cenário. A questão é: de onde vem a confiança e a segurança da branquitude para propagar racismo recreativo em rede nacional?

Os veículos de comunicação teriam um impacto fundamental na luta antirracista se considerassem a desmistificação do mito da democracia racial pauta para o horário nobre da TV brasileira.

Ao invés disso por muito tempo a TV reforçou estereótipos racistas e subalternizou atores negros entregando a eles papéis caricatos, desvalorizados e estereotipados.

O documentário “A negação do Brasil” produzido por Joel Zito Araújo no ano de 2001 tem enfoque em mostrar a trajetória que atores negros enfretaram e enfrentam até hoje nas telenovelas da tv brasileira, mas é também é eficiente em nos mostrar em como não transformar o racismo em entretimento.

A TV é o principal veículo de informação para muitas pessoas por tanto não pode ser neutra quando o quesito é o enfrentamento ao racismo principalmente em um país construído através da etinocidio e da escravidão.

Racismo não é entretenimento, enquanto a ideia de que não existe racismo no Brasil, cenas como a dá última segunda (5) onde o participante João do BBB21 acusou o racismo recreativo no fala de outro participante seja reprimida e moldada como “parte do jogo”.

Assista aqui o documentário: https://youtu.be/EvNPhyS863o

Advertisement. Scroll to continue reading.





Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement