Connect with us

Hi, what are you looking for?

#FicaDica

Trainee: A Transformação na carreira profissional de jovens negros e a busca pela mudança dos perfis de lideranças

Texto: Thais Machado | Foto: Banco de Imagens Pexels

Investir em grande escala na carreira de jovens talentos é aposta grandiosa das empresas que aderem o programa de Trainee. Fora do Brasil os programas de Trainee funcionam como uma formação prática na área de trabalho ou estudo de forma remunerada, já no Brasil, o seguimento dado ao Trainee pelas empresas vai além do obejetivo de capacitação.

Potencializar a carreira profissional é fundamental, mas para a realidade social do Brasil onde a desigualdade educacional afeta de forma rigida o futuro profissional – dos jovens negros em maioria – só o investimento em capacitação não é capaz de alterar os perfis e mudar a cara das lideranças das grandes empresas.

Segundo dados do IBGE, pessoas pretas e pardas são as mais afetadas pelo desemprego. Em 2020, dos 12 milhões de desempregados, 4,36 milhões eram jovens negros, a falta de experiência atrelada a dificuldade de conseguir a primeira oportunidade de emprego são os fatores fortemente atrelados a esses números, entretanto, sabemos que não é apenas isso que dispara a desigualdade racial no mercado de trabalho.

Menos de 30% dos cargos de lideranças das empresas são ocupados por pessoas negras e pardas, um efeito causado pelo racismo estrutural que de forma hierárquica não permite que pessoas negras sejam maioras nesses espaços mesmo no país onde 54% da população se auto declarada preta. É aí que entra a importância dos programas de Trainee voltados à população negra, estes programas auxiliam não só no ingresso da população negra no mercado de trabalho com remuneração adequada, como também projetam a modificação dos perfis dos cargos de lideranças.

Programas de Trainee de empresas como a Magazine Luiza, Ambev e Nubank lançados em 2020/21 tiveram grande efeito na projeção de carreira e contratação de talentos negros. Só em 2021 a Nubank afirmou que quase 50% das contratações foram de colaboradores negros e pardos.

Outra empresa que vem apostando no modelo Trainee para 2021 é a L’Oréal, que está com as inscrições abertas até o dia 23 de julho e 50% das vagas são desdinadas à pessoas pretas e pardas.

As inscrições podem ser feitas no site https://traineeloreal.ciadetalentos.com.br/

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement