Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sociedades

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Texto | Mariana Assis

Dia 25 de julho é Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Instituída em 1992, quando foi realizado o primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas em Santo Domingo, capital da República Dominicana, a data também é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Segundo o Atlas da Violência de 2019, estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) e pelo  Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), enquanto a taxa de homicídios de mulheres não negras teve crescimento de 4,5% entre 2007 e 2017,  a taxa de homicídios de mulheres negras cresceu 29,9%. A discrepância  racial também se reflete na proporção de violências letais,  e 66% das das mulheres assassinadas em 2017 eram negras. 

A violência, entretanto, não se restringe à letal. As mulheres negras sofrem invisibilização histórica de suas intelectualidades e feitos na história. A escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, por exemplo, escreveu o romance Úrsula em em 1859, que é precursor da temática abolicionista na literatura brasileira. Firmina fez de sua escrita um instrumento de humanização de personagens escravizados e uma forte crítica ao sistema escravatório. No entanto, sua obra foi sistematicamente “esquecida” pela história.

Para a historiadora e pesquisadora da cultura afro-brasileira e afro-ouropretana Sidnea Santos, a importância de datas como essa é de celebrar a memória de mulheres negras com atuações fundamentais na história. Ela alerta que o tom comemorativo, porém,  deve ser acompanhado de reflexões. “É uma dessas datas que demoraram muito para fazer parte do calendário oficial brasileiro. É uma data extremamente necessária não só no Brasil, mas para toda a América.”

Em concordância, a professora do Departamento História da Universidade de Brasília (UNB) Ana Flávia Magalhães, comenta que os esforços protagonizados por mulheres negras estão intimamente ligados aos avanços, ainda que tardios, que assistimos. “Mesmo que recente, esse tipo de ação não marca o início das ações das mulheres negras. Se olharmos na história essa agência acontece há muitos séculos, o problema é que o racismo e o machismo têm impedido que essas mulheres sejam vistas no primeiro plano.” 

Santos aponta que as violências que as mulheres negras são submetidas estão intimamente ligadas também ao período escravatório.  “Se a gente pensar a quantidade de mulheres que foram traficadas em quase 400 anos, trazidas forçosamente para aqui, foram mais de 5 milhões de pessoas escravizadas e supõe-se que a grande maioria era de mulheres, e o quanto elas sofreram nos séculos 18, 19, até os dias de hoje. Então não é só uma data de celebração, é de reflexão, trazer à tona todas essas questões.” 

Dia de Tereza de Benguela

No Brasil, o dia 25 de julho também reverencia Tereza de Benguela. Desde 2014, quando a então presidenta Dilma Rousseff aprovou a lei nº 12.987/2014, a data também celebra a importante liderança de Benguela na luta contra a escravidão.  

Advertisement. Scroll to continue reading.

Não há conhecimento do lugar onde Benguela nasceu, mas é certo que viveu no século XVIII. Esposa de José Piolho, líder do Quilombo do Quariterê, atual fronteira entre Bolívia e Mato Grosso. Após a morte de Piolho, Benguela assumiu a liderança do quilombo e foi fundamental para que pretos e indígenas resistissem à escravidão. 

O quilombo comandado sob a liderança de Benguela reunia mais de 100 pessoas, entre negros e indígenas.  Segundo a Fundação Zumbi dos Palmares citando um documento da época, ela também era conhecida como a Rainha Tereza.  “Governava esse quilombo a modo de parlamento, tendo para o conselho uma casa destinada, para a qual, em dias assinalados de todas as semanas, entrava os deputados, sendo o de maior autoridade, tipo por conselheiro, José Piolho, escravo da herança do defunto Antônio Pacheco de Morais, Isso faziam, tanto que eram chamados pela rainha, que era a que presidia e que naquele negral Senado se assentava, e se executava à risca, sem apelação nem agravo.” -Anal de Vila Bela do ano de 1770

Sidnéa Santos ressalta que rememorar a vida de mulheres como a Tereza de Benguela é como estreitar os laços com os ancestrais e  ressignificar a história.  “Essas guerreiras, como a Tereza de Benguela, temos que ter um quadrinho na cabeceira da cama  para olhar para ela todos os dias e se espelhar mesmo no exemplo de luta e resistência que ela foi. Não que ser guerreira não canse, mas precisamos ter as mãos de outras guerreiras para segurar”, reflete a historiadora ouropretana. 

Magalhães destaca que a ação política e social, que contribuem para a afirmação do sujeito histórico mulheres negras, é antiga. “É importante que a gente trate não só como se as histórias dessas mulheres negras sejam restritas de fotografias, de cards que não têm muita conexão com a nossa história; é justamente importante revisitar essas múltiplas trajetórias para que a gente perceba que a própria viabilidade da comunidade negra no Brasil, como majoritária, tenha a ver com essa ação política e cotidiana  de mulheres negras”, finaliza. 

Lista de Mulheres Negras que você precisa conhecer:

Kassandra Muniz- Professora da Universidade Federal de Ouro Preto e pós doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília. 

Sabrina Martina- Poeta, Rapper e produtora.

Azi Njeri-  Doutora em Literaturas Africanas, pós-doutora em Filosofia Africana, pesquisadora de África e Afrodiáspora com foco em cultura, história, literatura, filosofia, teatro, artes e mulherismo africana.

Katiúscia Ribeiro- Doutoranda em Filosofia Africana pela UFRJ

Advertisement. Scroll to continue reading.

Geni Guimarães- Professora, escritora e poeta

Luana Carvalho- Idealizadora do Carnaval sem Gordofobia

Tainá de Paula- Arquiteta e Urbanista

Nathália Braga- Jornalista

Bia Ferreira- Cantora

Sher Machado- Física

Daiane Oliveira- Jornalista

Mariene de Castro- Cantora

Caroline Meirelles- Diretora de arte e cenógrafa; pesquisadora de cinema e relações raciais 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Buba Aguiar- socióloga e ativista 

Juliana Borges- Escritora e autora de “Encarceramento em massa”, da coleção Feminismos Plurais. 

Stephanie Borges- Jornalista, poeta e tradutora

Preta Ferreira- Cantora, compositora e ativista

Nina da Hora- Cientista da Computação

Gizele Martins- Jornalista e Mestra em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas

Giovana Xavier- Historiadora e professora da Faculdade de Educação da UFRJ.  Formada em história, tem mestrado, doutorado e pós-doutorado, por UFRJ, UFF, Unicamp e New York University. 

Jaqueline Goés de Jesus- Biomédica e coordenou a equipe que sequenciou o genoma da Covid-19 no Brasil em tempo recorde.

Ana Paula Lisboa- Jornalista e escritora

Advertisement. Scroll to continue reading.

Carla Fernandes- Jornalista, produtora de rádio e blogueira.

Jarid Arraes- Escritora, cordelista e poeta. 

Luciana Diogo- É uma das idealizadoras do portal Memorial de Maria Firmina dos Reis.

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement