Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sociedades

VOCÊ QUER INVESTIR EM DIVERSIDADE OU QUER UMA EMPRESA DIVERSA?

Texto: Thais Machado | Foto: Fauxels/Banco de Imagem Pexels

Atualmente um dos temas mais discutidos nas vertentes sociais é a importância da inclusão e diversidade, e quando o assunto é a inovação profissional, a diversidade aparece como principal ferramenta de transformação. Porém é importante salientar que é impossível uma empresa ser diversa sem a prática da inclusão.

Não adianta melhorar os percentuais e números representativos da sua empresa, se não há garantia de que os diferentes profissionais que atuam nela tenham as mesmas oportunidades de crescimento profissional.

Segundo o IBGE, 25% da população brasileira é composta por pessoas com deficiência, 47,5% é negra, 0,47% indígena, 7,5% (assumidas) LGBT, 51,8% são mulheres e mesmo assim 68,6% dos cargos de gerência são ocupados por pessoas brancas dentro do padrão.

Investir em diversidade é a aposta de 2021 das multinacionais brasileiras, mas como serão construídos esses projetos? Só marketing é suficiente? Onde as empresas precisam ir para aprender sobre a prática D&I (diversidade e inclusão)?

Pense em uma empresa que durante todo o ano não se move de maneira diversa, mas só em março, constrói um catálogo para as mulheres, que foi pensado, dirigido, desenvolvido e aprovado por um homem. Faz sentido pra você?

Pensando em uma mobilização que lave a cara padrão dos grandes cargos nas empresas, serviços oferecidos por empresas como a Black Influencer e a Mais Diversidade ganham a procura no mercado por serem pioneiras na construção de técnicas para elaborar ações que mobilizem a prática D&I de forma coerente nas empresas, construindo caminhos para CEOs mais antenados e dispostos a mudar o cenário profissional brasileiro.


Rihanna e o emprededorismo diverso

A marca Fenty Beauty fundada em 2017 pela contora Rihanna vem se destacando no mercado por oferecer mais de 50 tons de bases, principalmente os tons mais escuros. O lançamento da Fenty Beauty foi um sucesso pois a marca se mostrava diversa comparada as outras do mercado. Em 2018, Rihanna lançou a marca de lingerie Savage×Fenty que não só se destacou no mercado como trouxe a tona um discurso firme e pernitente sobre diversidade e inclusão.

A marca faz questão de destacar os corpos não considerados sexys e enfatizar a importância de inserí-los no mundo da moda. Na segunda edição do Savage×Fenty Show que está disponível na plataforma de streaming Amarzon Prime Video, Rihanna aparece não só falando sobre o processo de construção, mas também construíndo e costurando peças da coleção 2019 tendo uma participação direta no produto final.

A ousadia e criatividade de Rihanna para fazer das suas marcas inclusivas e diversas fez com que ela se tornasse uma empreendedora de sucesso, acumulando U$1 Bilhão em ações segundo a Forbes. Rihanna vem mostrando que uma empresa não pode só vender diversidade, ela precisa praticar o D&I se quiser se destacar.

Para 2021 ainda há surpresas. Recentimente Rihanna solicitou o registro da marca “Fenty Hair”, sua suposta nova marca de produtos capilares feita para todos os tipos de cabelos, mas Rihanna ainda não se pronunciou sobre.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement