Connect with us

Hi, what are you looking for?

#FicaDica

Trainee: A Transformação na carreira profissional de jovens negros e a busca pela mudança dos perfis de lideranças

Texto: Thais Machado | Foto: Banco de Imagens Pexels

Investir em grande escala na carreira de jovens talentos é aposta grandiosa das empresas que aderem o programa de Trainee. Fora do Brasil os programas de Trainee funcionam como uma formação prática na área de trabalho ou estudo de forma remunerada, já no Brasil, o seguimento dado ao Trainee pelas empresas vai além do obejetivo de capacitação.

Potencializar a carreira profissional é fundamental, mas para a realidade social do Brasil onde a desigualdade educacional afeta de forma rigida o futuro profissional – dos jovens negros em maioria – só o investimento em capacitação não é capaz de alterar os perfis e mudar a cara das lideranças das grandes empresas.

Segundo dados do IBGE, pessoas pretas e pardas são as mais afetadas pelo desemprego. Em 2020, dos 12 milhões de desempregados, 4,36 milhões eram jovens negros, a falta de experiência atrelada a dificuldade de conseguir a primeira oportunidade de emprego são os fatores fortemente atrelados a esses números, entretanto, sabemos que não é apenas isso que dispara a desigualdade racial no mercado de trabalho.

Menos de 30% dos cargos de lideranças das empresas são ocupados por pessoas negras e pardas, um efeito causado pelo racismo estrutural que de forma hierárquica não permite que pessoas negras sejam maioras nesses espaços mesmo no país onde 54% da população se auto declarada preta. É aí que entra a importância dos programas de Trainee voltados à população negra, estes programas auxiliam não só no ingresso da população negra no mercado de trabalho com remuneração adequada, como também projetam a modificação dos perfis dos cargos de lideranças.

Programas de Trainee de empresas como a Magazine Luiza, Ambev e Nubank lançados em 2020/21 tiveram grande efeito na projeção de carreira e contratação de talentos negros. Só em 2021 a Nubank afirmou que quase 50% das contratações foram de colaboradores negros e pardos.

Outra empresa que vem apostando no modelo Trainee para 2021 é a L’Oréal, que está com as inscrições abertas até o dia 23 de julho e 50% das vagas são desdinadas à pessoas pretas e pardas.

As inscrições podem ser feitas no site https://traineeloreal.ciadetalentos.com.br/

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Advertisement