Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sociedades

Como tornar a escola atrativa para os estudantes do século XXI?

Afrohistóricos - Jogo sobre Personalidades Negras
Afrohistóricos - Jogo sobre Personalidades Negras

Mesmo com todas transformações e revoluções tecnológicas na sociedade, o modelo escolar ainda continua o mesmo do século XVIII. Estudantes sentados em fileiras, olhando sempre para a nuca dos colegas e tendo os professores como única fonte de informação inquestionável. E nesse formato, as escolas não se tornam atrativas para o estudantes da atualidade.

Diante disso, no dia 13 de janeiro, o Desabafo Social criou um desafio na plataforma ItsNoon  , distribuindo R$ 1.000 para quem respondesse:

Como tornar a escola atrativa para os estudantes do século XXI?

Para Poliana Silva (Salvador-BA), designer e idealizadora do Afrohistórios – Jogos sobre Personalidades Negras Brasileiras, é necessário fazer “uso de recursos lúdicos para ensinar sobre representatividade negra e sua contribuição para o nosso país”.

Captura de Tela 2020-01-26 às 20.12.18

Rafael Lavigne (São Paulo – SP) compartilhou o seguinte pensamento: “Que tal pensarmos em como tornar os estudantes mais engajados com a sua própria educação? Recursos compatíveis com a atual evolução tecnológica e ambiente livre de preconceitos são dois requisitos fundamentais para escola”.

Natália Maria (Salvador-a), acredita que só “trazendo prática para dentro da sala de aula, além da teoria, em aspectos como: demanda de solução de problemas cotidianos, ensinando noções de comunicação e venda, incluindo educação financeira”.

Além disso, de acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE em 2018, quase metade dos homens negros entre 19 a 24 anos, não concluíram o Ensino Médio. Ou seja, é um reflexo também da violência do racismo.

Talvez o próximo passo real para termos uma escola mais atrativa está na resposta de Aline Lino (São João de Meriti – RJ).

Incluir atividades que trabalhem o autoconhecimento e inteligência emocional. Fortalecer esse estudante para os desafios da vida adulta. Ouvir os jovens de maneira democrática. Entender a necessidade dessa geração e adaptar o sistema de ensino.  Abrir as portas da escola para a comunidade, integrando todos. Quando a sociedade se sente responsável e entende sua importância, é mais fácil engajar pessoas dispostas a agregar (manutenção da estrutura física, voluntários em atividades culturais).

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Advertisement