Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sociedades

Como tornar a escola atrativa para os estudantes do século XXI?

Afrohistóricos - Jogo sobre Personalidades Negras
Afrohistóricos - Jogo sobre Personalidades Negras

Mesmo com todas transformações e revoluções tecnológicas na sociedade, o modelo escolar ainda continua o mesmo do século XVIII. Estudantes sentados em fileiras, olhando sempre para a nuca dos colegas e tendo os professores como única fonte de informação inquestionável. E nesse formato, as escolas não se tornam atrativas para o estudantes da atualidade.

Diante disso, no dia 13 de janeiro, o Desabafo Social criou um desafio na plataforma ItsNoon  , distribuindo R$ 1.000 para quem respondesse:

Como tornar a escola atrativa para os estudantes do século XXI?

Para Poliana Silva (Salvador-BA), designer e idealizadora do Afrohistórios – Jogos sobre Personalidades Negras Brasileiras, é necessário fazer “uso de recursos lúdicos para ensinar sobre representatividade negra e sua contribuição para o nosso país”.

Captura de Tela 2020-01-26 às 20.12.18

Rafael Lavigne (São Paulo – SP) compartilhou o seguinte pensamento: “Que tal pensarmos em como tornar os estudantes mais engajados com a sua própria educação? Recursos compatíveis com a atual evolução tecnológica e ambiente livre de preconceitos são dois requisitos fundamentais para escola”.

Natália Maria (Salvador-a), acredita que só “trazendo prática para dentro da sala de aula, além da teoria, em aspectos como: demanda de solução de problemas cotidianos, ensinando noções de comunicação e venda, incluindo educação financeira”.

Além disso, de acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE em 2018, quase metade dos homens negros entre 19 a 24 anos, não concluíram o Ensino Médio. Ou seja, é um reflexo também da violência do racismo.

Talvez o próximo passo real para termos uma escola mais atrativa está na resposta de Aline Lino (São João de Meriti – RJ).

Incluir atividades que trabalhem o autoconhecimento e inteligência emocional. Fortalecer esse estudante para os desafios da vida adulta. Ouvir os jovens de maneira democrática. Entender a necessidade dessa geração e adaptar o sistema de ensino.  Abrir as portas da escola para a comunidade, integrando todos. Quando a sociedade se sente responsável e entende sua importância, é mais fácil engajar pessoas dispostas a agregar (manutenção da estrutura física, voluntários em atividades culturais).

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement