Connect with us

Hi, what are you looking for?

#FicaDica

Projeto abre inscrições para curso educacional sobre o Cais do Valongo

Fotografia do Cais do Valongo em novembro de 2018 — Foto: Carlos Brito / G1

Aulas são gratuitas e abordam temas como a preservação da memória de negros escravizados que passaram pelo sítio arqueológico. Inscrições estão abertas até sexta-feira (9).

Por G1 Rio

Estão abertas inscrições para o curso de Educação Patrimonial “Valongo, Cais de Ideias”, que tem como objetivo ressaltar a importância histórica e cultural do Cais do Valongo. Professores da rede pública da cidade do Rio e educadores de museus podem se inscrever, de forma gratuita, até esta sexta-feira (9).

As aulas são oferecidas pelo projeto “Valongo – Cais de Ancestralidades”, que também promove obras de melhorias de infraestrutura, sinalização e projeto expositivo no sítio arqueológico.

O curso tem duração de três meses e ocorre de forma on-line por conta da pandemia do novo coronavírus. As aulas abordam temas como a preservação da memória de negros escravizados que passaram pelo Cais do Valongo e a ressignificação de identidades que foram construídas e reconstruídas ao longo do tempo.

As atividades consideram o local, que é conhecido como Pequena África, como uma região de memória, fatos e eventos sensíveis para a história da humanidade.

Os módulos expositivos são permanentes e foram criados por especialistas em culturas negras. O objetivo principal da instalação é trazer uma reflexões críticas sobre diversos temas, como a escravidão e a diversidade dos povos africanos que influenciaram a formação do Brasil.

Além disso, há o trabalho de valorização da história, da memória e da cultura africana e afro-brasileira também pelo internet, por meio do site e redes sociais.

O projeto conta com investimentos da empresa chinesa State Grid Brazil Holding (SGBH), gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), além de apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Advertisement. Scroll to continue reading.

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement