Aulas são gratuitas e abordam temas como a preservação da memória de negros escravizados que passaram pelo sítio arqueológico. Inscrições estão abertas até sexta-feira (9).
Por G1 Rio
Estão abertas inscrições para o curso de Educação Patrimonial “Valongo, Cais de Ideias”, que tem como objetivo ressaltar a importância histórica e cultural do Cais do Valongo. Professores da rede pública da cidade do Rio e educadores de museus podem se inscrever, de forma gratuita, até esta sexta-feira (9).
As aulas são oferecidas pelo projeto “Valongo – Cais de Ancestralidades”, que também promove obras de melhorias de infraestrutura, sinalização e projeto expositivo no sítio arqueológico.
O curso tem duração de três meses e ocorre de forma on-line por conta da pandemia do novo coronavírus. As aulas abordam temas como a preservação da memória de negros escravizados que passaram pelo Cais do Valongo e a ressignificação de identidades que foram construídas e reconstruídas ao longo do tempo.
As atividades consideram o local, que é conhecido como Pequena África, como uma região de memória, fatos e eventos sensíveis para a história da humanidade.
Os módulos expositivos são permanentes e foram criados por especialistas em culturas negras. O objetivo principal da instalação é trazer uma reflexões críticas sobre diversos temas, como a escravidão e a diversidade dos povos africanos que influenciaram a formação do Brasil.
Além disso, há o trabalho de valorização da história, da memória e da cultura africana e afro-brasileira também pelo internet, por meio do site e redes sociais.
O projeto conta com investimentos da empresa chinesa State Grid Brazil Holding (SGBH), gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), além de apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).