Connect with us

Hi, what are you looking for?

#FicaDica

Fundo Baobá e Desabafo Social vão remunerar ações comunitárias contra o coronavírus nas áreas de risco do RJ e SP

O Fundo Baobá, único fundo brasileiro dedicado à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil, e o Desabafo Social, um laboratório de tecnologias sociais aplicadas à geração de renda, comunicação e educação, vão remunerar iniciativas comunitárias para enfrentar o coronavírus nas áreas de risco nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até dia 13/04/2020, o Brasil registrou 1.328 mortes e 23.430 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 8.895 casos confirmados estão em São Paulo e 3.231 no Rio de Janeiro, motivo pelo qual a iniciativa é concentrada nesses dois estados.

A seleção das ações se dá por meio de um desafio dentro da plataforma ItsNoon, um aplicativo de interação entre pessoas e suas ideias, para que as pessoas compartilhem ações que possam ser feitas agora para ajudar quem está em situação de risco nas suas quebradas. No app, as pessoas responderão ao desafio e podem ser remuneradas a partir de R$60 até R$ 350 reais pela boa ideia.

“Queremos apoiar ideias que acabam escapando aos mecanismos tradicionais de filantropia”, explica Selma Moreira, diretora de Fundo Baobá. “Nosso objetivo é viabilizar pequenas iniciativas locais, como cursos, campanhas e transmissões online dentro das comunidades – em suma, itens que contribuem para preservar o sentimento de pertencimento e o espírito comunitário tão necessários neste  momento de pandemia”, completa.

Para Monique Evelle, criadora do Desabafo Social, “outro diferencial desta iniciativa é que ela premia a criatividade.  Podem ser inscritas músicas, poesias, vídeos e outras manifestações artísticas que beneficiem as comunidades pela informação, pela motivação ou pelo suporte emocional”, detalha.

As ideias serão selecionadas a partir de critérios como região (obrigatoriamente dentro do Rio de Janeiro ou de São Paulo e centradas em áreas de risco desses estados), o caráter emergencial para conter o contágio, reduzir a sensação de isolamento e até mesmo para resolver problemas financeiros imediatos, bem como a criatividade e o foco em educação em saúde, a resiliência comunitária e contenção da onda de contágio.

Para participar, é bem simples: é só baixar o aplicativo e criar seu perfil para começar a publicar. Baixe aqui: https://linktr.ee/desabafosocial  O desafio teve início em 15/04 e ficará aberto até a distribuição da totalidade do recurso aportado.

SOBRE O FUNDO BAOBÁ

Advertisement. Scroll to continue reading.

O Fundo Baobá para Equidade Racial é o primeiro e único fundo dedicado exclusivamente à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil, com foco em quatro grandes eixos programáticos: Viver com Dignidade,  Educação, Desenvolvimento Econômico e Comunicação e Memória. Grande parte dos investimentos do Fundo Baobá estão concentrados na região Nordeste, por sua composição demográfica e histórico cultural e social no enfrentamento ao racismo. Ele conta com a W.K.Kellog Foundation como parceiro estratégico na consolidação de seu fundo patrimonial e, desta forma, na conquista de sua autonomia e perenidade.

SAIBA MAIS

Site oficial: https://baoba.org.br/

Instagram: @FundoBaoba

Facebook: https://m.facebook.com/fundobaoba

Twitter: @fundobaoba

YouTube: https://www.youtube.com/fundobaoba

SOBRE O DESABAFO SOCIAL

Criado em 2011, o Desabafo Social se organiza atualmente como um laboratório de tecnologias sociais aplicadas à geração de renda, comunicação e educação. Para tanto, criou uma comunidade de engajamento cívico, artístico e cultural com mais de 50 mil pessoas para resolução de problemas da sociedade. A atuação se dá por meio de desafios sociais que remuneram as ideias mais criativas através de micropagamentos. Em sua trajetória, o Desabafo Social, que começou como grêmio estudantil e, posteriormente, em 2012, como organização social com foco em Educação e Comunicação em Direitos Humanos, transformou-se em 2019 em um projeto editorial, com imersão em temas que impactam o comportamento e as relações humanas e a meta de estimular a criação de soluções.

Advertisement. Scroll to continue reading.

SAIBA MAIS

Site oficial: http://desabafosocial.com.br

Instagram: @DesabafoSocial

Facebook: https://web.facebook.com/desabafosocial

Twitter: @desabafo_social

YouTube: https://www.youtube.com/desabafosocial

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Advertisement