Desabafo Social e SumUp abrem inscrições para o Programa Desenrola para potencializar microempreendedores individuais pretos que são formalizados ou estão em processo de formalização
Em momentos de crise, é comum acompanharmos o aumento de pessoas que começam a empreender. Isso por conta da ausência de empregos formais. Com a pandemia do novo coronavírus, 7 milhões de mulheres abandonaram o mercado de trabalho no início da quarentena. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2020, estima-se que o Brasil deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos. Isso por conta da precarização e dos impactos da pandemia em diferentes setores do mercado.
São empreendedores por necessidade e não por vocação, inicialmente. Por isso, o Desabafo Social, laboratório de tecnologias sociais aplicadas à geração de renda, educação e comunicação, em parceria com a SumUp, fintech de pagamentos móveis focada em pequenos negócios, lançou o programa Desenrola: um programa para potenciar microempreendedores individuais pretos que são formalizados ou não.
Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva destaca que negros correspondem a 51% dos empreendedores do Brasil e movimentam cerca de R$ 1,7 trilhão por ano. Por outro lado, esses mesmos empreendedores enfrentam muito mais dificuldades para conseguir investimentos, faturam menos e apenas 29% deles empregam ao menos um funcionário. Por isso, o Programa Desenrola terá como foco a população negra.
As inscrições começam dia 29/06 e vão até 01/07. O programa terá duração de 12 semanas e será realizado de forma 100% on-line. Vamos atuar em três pilares: 1. Educar: os microempreendedores terão acesso gratuito a nossa plataforma de educação com foco em economia criativa e transformação digital; 2. Financiar: Os 16 microempreendedores selecionados irão receber um capital semente de R$ 2.000; 3. Instrumentalizar: os microempreendedores selecionados terão acesso à maquininha e à conta digital da SumUp para potenciar seu negócio.
Estabelecemos alguns critérios para a seleção para garantir o máximo de pluralidade de gênero, de idade, geográfica e de áreas de atuação. Para se inscrever, será preciso ser MEI ou não possuir CNPJ; o negócio precisa ser a principal fonte de renda do empreendedor; ter disponibilidade para participar de toda jornada de forma online.
Os microempreendedores que farão parte dessa jornada terão mentoria coletiva exclusiva com profissionais do mercado e acesso a cursos e ferramentas para garantir alavancagem do negócio. A ideia é fortalecer o todo, garantindo conexão a uma rede de microempreendedores de diferentes áreas.
Faça sua inscrição em: desabafosocial.com.br/desenrola. Acompanhe as novidades pelas nossas redes sociais: instagram.com/desabafosocial
Serviço:
Inscrições: 29/06 – 01/07
Site: desabafosocial.com.br/desenrola