Matemática é ensinada de forma lúdica em escola pública do Bom Jardim, Fortaleza (CE)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×
Alunos de escola municipal aprendem sistema monetário com método de professora

Percebendo que os alunos tinham dificuldade para entender preços, subtrações e somas, a professora Priscilla Brito levou dinheiro “de brincadeira” e um pequeno comércio para as aulas e mudou a relação dos estudantes com a matemática. De forma lúdica, a professora, que leciona na Escola Municipal Ulisses Guimarães, no Bom Jardim, passa lições sobre o sistema monetário brasileiro. A atividade estimula o raciocínio das crianças e coloca em prática o que elas aprendem nos livros.

Com produtos doados por vizinhos e funcionários da escola, a professora monta a “feirinha”, como gosta de chamar o comércio na aula, e estimula o raciocínio e a realização de cálculos entre as crianças. “Notei que eles entenderam melhor como utilizar o dinheiro. Até já colocam em prática fora da escola”, comemora Priscilla, que destaca também o interesse dos alunos quando algo novo é introduzido na rotina escolar. “É importante sair um pouco dos livros e da lousa e estimulá-los com atividades mais práticas”.

Na feirinha, realizada semanalmente, os estudantes podem comprar pipoca, brinquedos, acessórios para o cabelo… Antes de começar a atividade, Priscilla entrega aos alunos cédulas e moedas de papel. Cada um fica com um valor diferente. Assim, os estudantes, individualmente, fazem compras com a quantia que receberam.

Israel de Sousa, 7, conta que adora a atividade, pois, além de aprender matemática, pode levar para casa brinquedos e outros produtos comprados na aula.

Comentários

Comentários

Monique Evelle

CEO e Fundadora do Desabafo Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup