Texto: Thais Machado | Foto: Banco de Imagens Pexels
Investir em grande escala na carreira de jovens talentos é aposta grandiosa das empresas que aderem o programa de Trainee. Fora do Brasil os programas de Trainee funcionam como uma formação prática na área de trabalho ou estudo de forma remunerada, já no Brasil, o seguimento dado ao Trainee pelas empresas vai além do obejetivo de capacitação.
Potencializar a carreira profissional é fundamental, mas para a realidade social do Brasil onde a desigualdade educacional afeta de forma rigida o futuro profissional – dos jovens negros em maioria – só o investimento em capacitação não é capaz de alterar os perfis e mudar a cara das lideranças das grandes empresas.
Segundo dados do IBGE, pessoas pretas e pardas são as mais afetadas pelo desemprego. Em 2020, dos 12 milhões de desempregados, 4,36 milhões eram jovens negros, a falta de experiência atrelada a dificuldade de conseguir a primeira oportunidade de emprego são os fatores fortemente atrelados a esses números, entretanto, sabemos que não é apenas isso que dispara a desigualdade racial no mercado de trabalho.
Menos de 30% dos cargos de lideranças das empresas são ocupados por pessoas negras e pardas, um efeito causado pelo racismo estrutural que de forma hierárquica não permite que pessoas negras sejam maioras nesses espaços mesmo no país onde 54% da população se auto declarada preta. É aí que entra a importância dos programas de Trainee voltados à população negra, estes programas auxiliam não só no ingresso da população negra no mercado de trabalho com remuneração adequada, como também projetam a modificação dos perfis dos cargos de lideranças.
Programas de Trainee de empresas como a Magazine Luiza, Ambev e Nubank lançados em 2020/21 tiveram grande efeito na projeção de carreira e contratação de talentos negros. Só em 2021 a Nubank afirmou que quase 50% das contratações foram de colaboradores negros e pardos.
Outra empresa que vem apostando no modelo Trainee para 2021 é a L’Oréal, que está com as inscrições abertas até o dia 23 de julho e 50% das vagas são desdinadas à pessoas pretas e pardas.
As inscrições podem ser feitas no site https://traineeloreal.ciadetalentos.com.br/