Texto: Thais Machado | Foto: Fauxels/Banco de Imagem Pexels
Atualmente um dos temas mais discutidos nas vertentes sociais é a importância da inclusão e diversidade, e quando o assunto é a inovação profissional, a diversidade aparece como principal ferramenta de transformação. Porém é importante salientar que é impossível uma empresa ser diversa sem a prática da inclusão.
Não adianta melhorar os percentuais e números representativos da sua empresa, se não há garantia de que os diferentes profissionais que atuam nela tenham as mesmas oportunidades de crescimento profissional.
Segundo o IBGE, 25% da população brasileira é composta por pessoas com deficiência, 47,5% é negra, 0,47% indígena, 7,5% (assumidas) LGBT, 51,8% são mulheres e mesmo assim 68,6% dos cargos de gerência são ocupados por pessoas brancas dentro do padrão.
Investir em diversidade é a aposta de 2021 das multinacionais brasileiras, mas como serão construídos esses projetos? Só marketing é suficiente? Onde as empresas precisam ir para aprender sobre a prática D&I (diversidade e inclusão)?
Pense em uma empresa que durante todo o ano não se move de maneira diversa, mas só em março, constrói um catálogo para as mulheres, que foi pensado, dirigido, desenvolvido e aprovado por um homem. Faz sentido pra você?
Pensando em uma mobilização que lave a cara padrão dos grandes cargos nas empresas, serviços oferecidos por empresas como a Black Influencer e a Mais Diversidade ganham a procura no mercado por serem pioneiras na construção de técnicas para elaborar ações que mobilizem a prática D&I de forma coerente nas empresas, construindo caminhos para CEOs mais antenados e dispostos a mudar o cenário profissional brasileiro.
Rihanna e o emprededorismo diverso
A marca Fenty Beauty fundada em 2017 pela contora Rihanna vem se destacando no mercado por oferecer mais de 50 tons de bases, principalmente os tons mais escuros. O lançamento da Fenty Beauty foi um sucesso pois a marca se mostrava diversa comparada as outras do mercado. Em 2018, Rihanna lançou a marca de lingerie Savage×Fenty que não só se destacou no mercado como trouxe a tona um discurso firme e pernitente sobre diversidade e inclusão.
A marca faz questão de destacar os corpos não considerados sexys e enfatizar a importância de inserí-los no mundo da moda. Na segunda edição do Savage×Fenty Show que está disponível na plataforma de streaming Amarzon Prime Video, Rihanna aparece não só falando sobre o processo de construção, mas também construíndo e costurando peças da coleção 2019 tendo uma participação direta no produto final.
A ousadia e criatividade de Rihanna para fazer das suas marcas inclusivas e diversas fez com que ela se tornasse uma empreendedora de sucesso, acumulando U$1 Bilhão em ações segundo a Forbes. Rihanna vem mostrando que uma empresa não pode só vender diversidade, ela precisa praticar o D&I se quiser se destacar.
Para 2021 ainda há surpresas. Recentimente Rihanna solicitou o registro da marca “Fenty Hair”, sua suposta nova marca de produtos capilares feita para todos os tipos de cabelos, mas Rihanna ainda não se pronunciou sobre.