Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sociedades

E quando chegar o Dia do Trabalhador será que o brasileiro terá trabalho?

Texto: Thais Machado | Imagem: Banco de Imagem Pexels

No ano de 2020 o Brasil registrou o maior índice de desemprego segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atingindo um percentual de 13,4% no último trimestre do ano podendo chegar a 17% no primeiro semestre de 2021.

Em decorrência da pandemia do Corona Vírus, foi necessário a instalação de medidas restritivas de distanciamento e isolamento social em todo país no ano de 2020, fazendo com que várias pessoas perdessem seus empregos formais ou informais, mas a pandemia sem dúvida afetou de maneira ainda mais drástica os cerca de 39,3 milhões de brasileiros que desde 2019 ocupavam o status da informalidade -trabalho informal- que consequentemente acabaram somando o percentual de desempregados.

Entre as idas e vindas na flexibilização das medidas de proteção contra o Corona Vírus e o fim do auxílio emergencial chegamos ao atual cenário em março de 2021. Quase um ano após o início da quarentena, a situação no Brasil é alarmante e catastrófica. Na última semana o país atingiu a marca de 250 mil mortos pela doença e 13 estados estão em colapso com 100% de lotação nos leitos dos hopitais, com o agrave nos casos e o crescimento exponencial no número de mortes fica a dúvida e a preocupação, seria possível sair às ruas em busca de emprego? Como sobreviverão os 14 milhões de desempregados?

O fim do auxílio emergencial e a suposta nova proposta

O auxílio criado pelo Governo Federal a fim de conter e minimizar os impactos econômicos causados aos mais pobres durante a pandemia foi findado em janeiro 2021, com isso, mais pessoas serão impelidas a procurar emprego. Com tudo, economistas alertam que essa movimentação somada á outras peculiaridades da pandemia podem elevar a taxa de desemprego em até 17%.

O atual presidente Jair Messias Bolsonaro -sem partido- afirmou que a nova efetivação do pagamento será feita em março mas sem data confirmada, e o suposto valor é de R$ 250 e R$ 300 com um total de 4 parcelas.

A incerteza de um novo pagamento do auxílio preocupa, hoje cerca de 59 milhões de brasileiros vivem na pobreza e 13 milhões na extrema pobreza, com a pandemia a desigualdade social vivida por essas pessoas se agrava e faz com que o corona vírus seja mais um somatório as mazelas diárias.

Das recomendações da OMS

Em janeiro de 2021, a Organização Mundial da Saúde já havia alertado sobre o agrave nos números de casos e pediu a intensificação das medidas contra a pendemia em outros países onde o crescimento se mostrava exponencial.

É esperado que na situação de caos que o Brasil se encontra seja feito o mesmo, países que apostaram no lockdown apresentam melhoras no números de casos mas a realidade do Brasil não nos traz esperanças.

São necessária medidas rápidas que garantam a estabilidade dos brasileiros durante o lockdown e intervenções na intensificação do distanciamento e isolamento social para romper a crise que a saúde enfrenta e garantir a vida dos brasileiros.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement