Mariana Assis| Texto
Em 2020, estátuas e monumentos históricos que homenageiam pessoas racistas foram duramente questionados. Esse tipo de discussão não é nova, mas ganhou força depois do assassinato de George Floyd, homem negro assassinado por um policial branco na cidade de Minneapolis (EUA), em maio deste ano.
O levante estimulou que algumas autoridades retirassem os personagens de exposição, outros foram derrubados pela população e há os que serão exibidos aqui no Brasil como maneira de manifestação.
Esta é a proposta da Galeria de Racistas, idealizada pelo Coletivo de Historiadores Negros Teresa de Benguela, o site antirracista Notícia Preta e um coletivo de publicitários pretos. O intuito da ação afirmativa é expor para a sociedade as histórias dos escravagistas e as consequência danosas de haver homenagens a eles que, por consequência, acabam sendo uma exaltação ao racismo.
O projeto visa motivar que a sociedade tome conhecimento de monumentos racistas e pressione o poder público para tirá-los de exibição. Para tanto, Galeria de Racistas catalogou os monumentos e a sua exata localização para que facilite as denúncias.
Galeria de Racistas também um Projeto de Lei para retirar todos os monumentos racistas que existirem em solo nacional. Confira a PL aqui.
Serviço:
Site: https://galeriaderacistas.com.br/#a-exposicao