Mariana Assis| Texto
O Desabafo Social, por meio da plataforma GiroLab, lista cinco projetos inovadores criados nas periferias e favelas do Brasil. Fortaleça as ideias de jovens que têm revolucionado e criado realidades mais democráticas para o seu território. Confira a lista:
1- Projeto Arquitetura na Periferia
O projeto Arquitetura na Periferia reúne e capacita mulheres para a independência do instalar, reformar e construir a sua própria casa. Criado em 2014 pela arquiteta Carina Guedes, oferece capacitação em assistência técnica para mulheres em territórios com déficit de habitação e infra-estruturar, como comunidades periféricas e ocupações.
2- Projeto Favelar
O projeto Favelar é um negócio social que visa tornar a engenhatia e a arquitetura mais democrática para pessoas que vivem em favelas e periferias. Para tanto, conecta mão de obra qualificada à quem deseja construir ou reformar, colaborando com assistência técnica para viabilizar a execução do projeto.
Link: https://www.favelar.com.br/
3- PROJETO ARQUITETAS NEGRAS
Idealizado por Gabriela de Matos, o projeto Arquitetas Negras busca potencializar e fortalecer o trabalho de mulheres na área da arquitetura e do design.
Link: https://www.instagram.com/arquitetasnegras/?hl=pt-br
4- PROJETO UERÊ
O Projeto Uerê é uma escola, na Favela da Maré, com uma metodologia de ensino própria, desenhada para crianças e jovens que frequentam colégios públicos da Comunidade, com bloqueio cognitivos e emocionais devido à exposição constante a traumas e violência. Idealizado por Yvonne Bezerra de Mello, funciona desde 1980.
Link: https://www.projetouere.org.br/projetos
5- PROJETISTAS PERIFÉRICOS
Criado pelo jovem Miguel da Hora, Projetistas Periféricos ajuda na educação dos jovens da periferia de Osasco por meio de tecnologia, para que possam atuar no mercado de trabalho.
Link: http://projetistasperifericos.org/