Mariana Assis| Texto
Ontem (26), houve a 62ª edição do prêmeio Jabuti, um dos mais tradicionais e famosos do ramo da literatura no Brasil. A tendência de celebrar livros oriundos de editoras independentes e escritores negros parece ter vindo para ficar.
O Desabafo Social listou três livros de escritores negros para você ler. Confira:
1- Torto Arado, de Itamar Franco.
O romance se passa no sertão baiano quando as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. E aí que um acidente ocorre, e para sempre suas vidas estarão ligadas ― a ponto de uma precisar ser a voz da outra. O romance narra uma história de vida e morte, de combate e redenção.
2- Da Minha Janela, Otávio Júnior. Ilustrações de Vanina Starkoff
O narrador descreve tudo que vê da sua janela em uma favela do Rio de Janeiro. O que por muitas vezes pode passar despercebido por nós ou assume certa banalidade no cotidiano, o narrador faz questão de destacar e chamar a nossa atenção para a riqueza dos pequenos detalhes.
3- “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro (Companhia das Letras)
Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos, Djamila mostra caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre o racismo e assumir a responsabilidade pela transformação social.