Por Agência Sebrae de Notícias do Rio de Janeiro
A expectativa da instituição é atender cerca de 3.200 empreendedores até dezembro.
Com a crise causada pela pandemia houve um aumento da pobreza e do desemprego, levando muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social a ver o empreendedorismo como única opção para sobrevivência. De acordo com dados do Ministério da Economia, entre 31 de março e 1º de agosto, foram registrados mais de 593 mil microempreendedores individuais (MEIs) e 85 mil micro e pequenas empresas em todo país.
Desta forma, o Sebrae Rio mantém a busca por soluções que possam apoiar os pequenos negócios fluminenses para que consigam superar a crise. Este mês, a instituição iniciou um programa de consultorias online para empreendedores de 16 favelas da região metropolitana do Rio: Rocinha, Cidade de Deus, Rio das Pedras, Maré, Alemão, Chatuba, Morro do Agudo, Penha, Vila Kennedy, Vila Vintém, Jardim Catarina, Caramujo, Jacarezinho, Manguinhos, Mangueira e Terreirão.
“As consultorias acontecem de forma online, utilizando, principalmente, o Whatsapp, para transmitir informações sobre empreendedorismo e habilidades de gestão. Por consumir o mínimo do pacote de dados, escolhemos esse aplicativo como sendo a melhor ferramenta para a consultoria, pois muitos dos empreendedores têm acesso limitado à internet”, ressalta Guilherme Allan dos Santos, analista do Sebrae Rio.
A expectativa da instituição é atender cerca de 3.200 empreendedores até dezembro. “O piloto, que verificou se a consultoria online funcionaria, ocorreu entre os meses de maio e junho, quando foram atendidos 200 empreendedores”, conta Guilherme.
“Caso o empreendedor ainda não esteja nos grupos que o Sebrae Rio mantém nas 16 comunidades, poderá entrar em contato pelo número 21 96576 7825 (Whatsapp) e será realizado um atendimento individual”, ressalta o analista.
A principal dificuldade desses empreendedores tem sido a transição para o online. Marketing digital e meios de pagamento digital, inclusive crédito e empréstimo, estão entre os temas mais procurados para as consultorias. “A questão do planejamento também tem sido bastante procurada. Muitos empreendedores das comunidades seguiram para outro tipo de negócio, considerando que o seu ramo de atuação estava parado”, afirma o analista do Sebrae Rio.
Um exemplo de sucesso é a Lúcia Lima, de Rio das Pedras. Ela mudou o ramo de negócio e passou a passando a vender trufas, por meio das redes sociais, e obteve um salto financeiro, principalmente, no período da Páscoa. Em cerca de 45 dias, seu faturamento líquido chegou a R$ 2 mil, conseguiu fazer estoque de produtos e formar um pequeno capital giro. A consultoria do Sebrae Rio apoiou a empreendedora na apresentação do produto e na gestão do negócio.
Programa de aceleração – Ainda neste semestre, a instituição irá lançar uma série de talks para o público de favelas, além de um edital que irá selecionar 100 negócios localizados em comunidades para participar de um programa de aceleração totalmente gratuita.