Connect with us

Hi, what are you looking for?

#FicaDica

Empreendedores de 16 favelas da região metropolitana do Rio terão consultorias online gratuitas

Por Agência Sebrae de Notícias do Rio de Janeiro

A expectativa da instituição é atender cerca de 3.200 empreendedores até dezembro.

Com a crise causada pela pandemia houve um aumento da pobreza e do desemprego, levando muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social a ver o empreendedorismo como única opção para sobrevivência.  De acordo com dados do Ministério da Economia, entre 31 de março e 1º de agosto, foram registrados mais de 593 mil microempreendedores individuais (MEIs) e 85 mil micro e pequenas empresas em todo país.  

Desta forma, o Sebrae Rio mantém a busca por soluções que possam apoiar os pequenos negócios fluminenses para que consigam superar a crise. Este mês, a instituição iniciou um programa de consultorias online para empreendedores de 16 favelas da região metropolitana do Rio: Rocinha, Cidade de Deus, Rio das Pedras, Maré, Alemão, Chatuba, Morro do Agudo, Penha, Vila Kennedy, Vila Vintém, Jardim Catarina, Caramujo, Jacarezinho, Manguinhos, Mangueira e Terreirão.  

“As consultorias acontecem de forma online, utilizando, principalmente, o Whatsapp, para transmitir informações sobre empreendedorismo e habilidades de gestão. Por consumir o mínimo do pacote de dados, escolhemos esse aplicativo como sendo a melhor ferramenta para a consultoria, pois muitos dos empreendedores têm acesso limitado à internet”, ressalta Guilherme Allan dos Santos, analista do Sebrae Rio.  

A expectativa da instituição é atender cerca de 3.200 empreendedores até dezembro. “O piloto, que verificou se a consultoria online funcionaria, ocorreu entre os meses de maio e junho, quando foram atendidos 200 empreendedores”, conta Guilherme. 

“Caso o empreendedor ainda não esteja nos grupos que o Sebrae Rio mantém nas 16 comunidades, poderá entrar em contato pelo número 21 96576 7825 (Whatsapp) e será realizado um atendimento individual”, ressalta o analista.

A principal dificuldade desses empreendedores tem sido a transição para o online. Marketing digital e meios de pagamento digital, inclusive crédito e empréstimo, estão entre os temas mais procurados para as consultorias.  “A questão do planejamento também tem sido bastante procurada. Muitos empreendedores das comunidades seguiram para outro tipo de negócio, considerando que o seu ramo de atuação estava parado”, afirma o analista do Sebrae Rio.  

Um exemplo de sucesso é a Lúcia Lima, de Rio das Pedras. Ela mudou o ramo de negócio e passou a passando a vender trufas, por meio das redes sociais, e obteve um salto financeiro, principalmente, no período da Páscoa. Em cerca de 45 dias, seu faturamento líquido chegou a R$ 2 mil, conseguiu fazer estoque de produtos e formar um pequeno capital giro. A consultoria do Sebrae Rio apoiou a empreendedora na apresentação do produto e na gestão do negócio.  

Advertisement. Scroll to continue reading.

Programa de aceleração  – Ainda neste semestre, a instituição irá lançar uma série de talks para o público de favelas, além de um edital que irá selecionar 100 negócios localizados em comunidades para participar de um programa de aceleração totalmente gratuita.  

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

Inventividades

Semanalmente até o último dia de inscrição, 13 de junho, o Desabafo Social irá divulgar 10 iniciativas de comunicação periféricas que apoiamos. Se você...

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

#FicaDica

Texto / Monique Evelle Imagem / Icons8 Nem todo mundo tem o costume de trabalhar em casa. Ou melhor, nem todo mundo pode trabalhar de casa....

Advertisement