É visível as transformações que estão acontecendo não só no Brasil, mas no mundo , em relação à democracia. O impacto é mais alto na América Latina. Mas não ache que estamos parados. Conheça 4 iniciativas de inovação política na América Latina.
Ocupação 9 de Julho
Garantindo o direito à moradia expresso no Art. 6° da Constituição Federal através da Emenda Constitucional N°26, de 200, a Ocupação 9 de Julho, em São Paulo, acolhe mais de 150 famílias. Atividades culturais, educacionais, políticas, gastronômica acontecem de forma recorrente na Ocupação. É um laboratório de direitos constituicionais colocados em prática pelas lideranças Carmen Silva e Preta Ferreira ao lado de milhares de pessoas do Movimento Sem Teto do Centro.
Bancada para la Innovación y el Emprendimiento (Colômbia)
Grupo formado por 12 vereadores de diferentes partidos, busca, através de iniciativas e projetos, promover uma cidade inteligente, inovadora e empreendedora.
Tinku Lab (Equador)
É um Laboratório Cívico colaborativo, que inspira ideias transformadoras para a cidade com o objetivo de co- criar de políticas públicas. A missão deles é conseguir uma cidade melhor para seus habitantes e visitantes. Acreditam que alcançar uma vida melhor é possível, incentivando o desenvolvimento de comunidades urbanas e rurais sustentáveis, atendidas pelas diretrizes da Agenda Urbana – Declaração de Quito do Habitat III.
Medialab-Prado (Espanha):
É um laboratório nacional de produção, pesquisa de projeto cultural que explora as formas de experimentação e aprendizagem colaborativa que surgiram a partir de redes digitais. Ele faz parte do Departamento de Cultura e Esportes da Câmara Municipal de Madrid. Para o Medialab-Prado oferecer várias formas de participação que permitem que pessoas com diferentes perfis (artística, científica, técnica), os níveis de especialização (peritos e iniciantes) e graus de implicação, a colaborar, eles oferecem um espaço de informação, consultoria e encontros, com a presença de mediadores culturais que explicam a natureza do espaço e conectam pessoas diferentes e projetos com o outro; concursos abertos para a apresentação de propostas e a participação no desenvolvimento de projetos colaborativos; programa de atividades que compreende workshops, seminários e debates, bem como as reuniões dos diferentes grupos de trabalho, exposições, conferências e outros eventos, como concertos e performances.
Democracy Earth (Argentina)
É um plataforma online em código aberto com foco em democracia anticorrupção ponto-a-ponto baseado em blockchain. O movimento começou na Argentina quando os fundadores do DemocracyOS, Santiago Siri e Pia Mancini começaram o partido político NET, onde uma revolução na tecnologia de desintermediação encontrou uma revolução na governança participativa chamada democracia líquida. Hoje, a Democracy Earth Foundation – criada em 2015 e apoiada pelos aceleradores do Fastener e do Y Silicon Valley Y – é uma equipe de desenvolvedores e hacktivistas espalhados pelo mundo, trabalhando para a mesma visão: Acreditam que a tecnologia de contabilidade distribuída é a chave para transformar as instituições subjacentes que estão produzindo os resultados que vemos, incluindo baixa participação, polatização e pouca onfiança nas instituições governamentais.