Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sem categoria

Dois espetáculos teatrais negros para assistir em novembro no Rio

No mês marcado pela reflexão sobre a importância da cultura negra e a desigualdade racial, o mês da Consciência Negra, atores negros estão em cartaz com espetáculos que promovem o pensamento sobre as diversas consequências históricas da escravidão na contemporaneidade. O teatro negro vem resistindo mesmo diante da crise no setor, no final de de semana a estreia do Espetáculo “Esperança na Revolta” lotou o teatro do Sesc Tijuca. O espetáculo “Lótus”, protagonizado pela atriz Danielle Anatólio, apresenta o universo das mulheres negras que trazem em suas afetividades histórias invisibilizadas pelo imaginário social, com exibição nos dias 16, 17 e 18 no Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca.

A peça “Esperança na Revolta”, aborda guerra sob vários aspectos, em diversos contextos mundiais, idealizada pelo coletivo artístico Confraria do Impossível e se faz como um projeto de resistência negra, totalmente idealizado, produzido, liderado por uma equipe negra.Em cartaz até dia 18, todas às sextas, sábados e domingos, no Sesc Tijuca, tem o objetivo de trazer ao público várias reflexões, dentre elas a marginalização do corpo negro e periférico. A figura feminina muito forte com quatro histórias de mulheres fortes e resistentes. Além de trazer o ator negro como universal diante de qualquer papel.

Foto: Leandro Cunha

Foto: Leandro Cunha

Para o autor e diretor André Lemos, “É necessário universalizar o corpo e as ideias de pessoas negras em qualquer dramaturgia ou personagem rompendo com todo e qualquer tipo de estereótipo”, frisa.

“Lótus” é um espetáculo que tem como ponto de partida a linguagem poética feminina. A peça trata sobre hiper sexualização do corpo negro feminino, beleza, superação, amor e vida, dentro de um contexto de solidão em que está inserida a mulher negra contemporânea, Bem como mostra os caminhos que essas mulheres encontram para resistir e reexistir.

Foto: Adeloyá Magnoni

Foto: Adeloyá Magnoni

Dados apontam que mulheres negras são as que menos casam. Segundo levantamento do Censo de 2010, 52,52%, mais da metade das mulheres negras não vivem em união, independentemente do estado civil. Esse dado é composto por diversos contextos históricos e afetivos que o espetáculo se propõe a fazer o público refletir.

“Esperança na Revolta” está em cartaz no Sesc Tijuca, localizado na Rua Barão de Mesquita, número 539, Andaraí, Rio de Janeiro. Já o espetáculo “Lótus”, será exibido nos dias 16 e 17, às 20h e no dia 18, às 19h, no Teatro Municipal Ziembinski,localizado na Rua Urbano Duarte, número 30, Tijuca, Rio de Janeiro.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement