Por Pia Bava
Entre os dias 9 e 13 de janeiro, no Nordeste de Amaralina, teve lugar a primeira edição do Inventividades – Circuito Empreendedor nas Periferias, realizado pelo Desabafo Social para transformar ideias em negócios e projetos de impacto social. Uma das onze pessoas que participaram foi Brenda Costa, cofundadora do OxenTI Menina! – iniciativa que busca promover a ideia da reinserção da tecnologia e empreendedorismo entre adolescentes e a criação de novas tecnologias para que elas resolvam o problema do seu contexto social.
O OxenTI surgiu da vontade de Brenda de participar no Technovation Challenge (programa que conecta mentores da área de Ciências e Engenharia com famílias para inspirar crianças e jovens a se tornarem criadores e inventores). e da motivação de ter mais mulheres na área de ciência e tecnologia e de mostrar a elas que a tecnologia não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Ou seja, “que elas podem sim ser o que elas quiserem”.
Na proposta do Inventividades, Brenda viu a oportunidade de apresentar seu projeto a pessoas que não estão diretamente ligadas à área de tecnologia da informação (TI). E participando do projeto, ela pôde perceber que é possível trabalhar em um sentido social e ganhar dinheiro ao mesmo tempo, sem que sua iniciativa perdesse a essência.
Brenda garante que através da sua participação no projeto ela ganhou foco, consistência e visibilidade, novos caminhos a serem seguidos e o contato com pessoas fantásticas que estão ajudando a OxenTI Menina a se desenvolver diariamente.
“Eu esperava uma oficina de empreendedorismo como as outras – um facilitador dizendo o que meu projeto precisa ter para virar uma startup usando meia dúzia de palavras em inglês que estão na moda e pronto, mas foi super diferente disso. Monique instigou a gente a ir fundo na ideia, a sair da zona de conforto e a extrair a essência de cada projeto. No terceiro dia parecia eu ela convivia com a gente há meses e sabia o que tirar de cada participante, o que me deixou à vontade para arriscar e falar o que tinha planejado”, diz Brenda.
Para ela, o contato com outros empreendedores foi estimulante, já que pessoas que não convivem com a iniciativa do OxenTI Menina, que têm outro olhar por não fazerem parte da mesma, podem fornecer soluções mais criativas e elaboradas. Foi importante também para que ela percebesse que estava divulgando a OxenTI de forma errada.
2017 trouxe mais novidades para Brenda Costa. A empreendedora foi convidada para participar do Latinidades, maior festival de mulheres negras da América Latina, que celebra 10 anos em 2017. A notícia do convite a deixou muito feliz e com medo ao mesmo tempo. Será sua primeira viagem de avião e a primeira vez que sairá da Bahia, mas o principal é que Brenda tem certeza de que será uma oportunidade única.