Nos próximos dias 12 e 13 de maio, a fundadora do Desabafo Social, Monique Evelle, fará uma palestra no simpósio Conectados al Sur: Chile na Urban Station’s na sede Telefonica Open Future em Santiago (Chile). A atividade está sendo promovida pelo Berkman Center for Internet & Society da Harvard University, um dos principais centros de estudos sobre Internet no mundo, pela UNICEF e Instituto de Comunicação e Imagem da Universidade do Chile.
O Conectados al Sur: Chile é uma versão regional do Digitally Connected sobre crianças, jovens e mídia digital.O evento reunirá organizações e pessoas que trabalham em questões relacionadas aos meios de comunicação para discutir questões como desigualdade no acesso à internet, conectividade e o uso da internet, competências e cultura digital, fortalecimento da juventude, privacidade online , liberdade de expressão e construção da identidade .
Após participar da conferência “Racismo e discurso de ódio na internet: narrativas e contranarrativas”, realizada pelo Centro Berkman, da Universidade Harvard em parceria com a Plataforma Vojo Brasil, a baiana se diz animada em participar do simpósio. “Estou ansiosa para levar o debate de raça e gênero para o simpósio e poder compartilhar as ferramentas que tenho desenvolvido e aprendido aqui no Brasil”, diz.
Ao retornar para o Brasil, a jovem irá organizar um bate-papo com exibição do documentário Freenet, para compartilhar as experiências do simpósio. O documentário coloca em questão o futuro da liberdade na internet e tem como objetivo principal utilizar a troca de conteúdo audiovisual para trazer o debate atual das esferas acadêmica e governamental para a linha de frente das comunidades online, promovendo mobilização dos maiores interessados: nós, os usuários de Internet.