Por Laísa Gabriela Sousa
Graças a Ubuntu, rede social criada através de software livre, com o objetivo de aproximar pessoas e manter um espaço colaborativo de troca de conteúdo, jovens, estudantes e educadores, podem aprender e compartilhar conhecimento. A cada dia, a rede social que é independente e garante a privacidade dos usuários, recebe uma melhora. Na próxima semana serão ativados o chat e a videoconferência, já em fevereiro, há promessa de um aplicativo para smartphone.
Por que a Ubuntu é essencial para educadores e estudantes?
A Ubuntu é uma rede de aprendizagem com o intuito de conectar pessoas, ocupar espaços, estabelecer uma rede de relacionamento com foco nos direitos humanos, sobretudo na participação social e política. Com pouco mais de três semanas no ar, já possui quase 700 usuários. Lá, através dos espaços colaborativos, caracterizados cada um com seu tema (Cultura, Educação, Comunicação, Gênero e Diversidade, Gordofobia, Políticas Públicas entre outros), os usuários trocam informações, participam de debates, tem acesso a Wiki do espaço, Biblioteca Online e materiais didáticos, disponibilizado por outros usuários da rede. A Ubuntu foi criada para fazer com que os jovens cresçam intelectualmente, que aprendam e compartilhem o conhecimento adquirido lá.
Ubuntu x Outras redes sociais
Diferente do Facebook e de outras redes sociais como o Twitter, VK, MySpace, que coletam informações pessoais do usuário quando eles confirmam o termo de uso, a Ubuntu não faz isso. A rede social é livre e os usuários não precisam se preocupar, já que os dados não serão utilizados e muito menos vendidos, algo que é feito com naturalidade pelo Facebook. Não é à toa que o movimento “Quit Facebook Day” realizou um protesto mundial contra a falta de privacidade da internet e aproximadamente 33 mil pessoas apagaram seus perfis no Facebook.
É impossível passar meia hora na Ubuntu e sair de lá sem saber nada. Se você passa esse tempo no Facebook, o máximo que você vê lá são memes, sem contar páginas racistas, homofóbicas e machistas que disseminam o preconceito entre os usuários da rede, e quando denunciadas o próprio facebook diz que não há nada de errado ali.
Ubuntu traduzido para o português quer dizer: “Eu sou porque nós somos”, ou seja, representa união. Precisamos nos unir e fortalecer essa rede de conhecimento.
Apoie a Ubuntu mudando sua foto do perfil https://twibbon.com/Support/eu-uso-ubuntu-2 e criando sua conta na rede http://ubuntu.desabafosocial.com.br/