Nos dias 28 e 29 de outubro, o Desabafo Social participou do Encontro de Formação de Comunicadoras e Comunicadores contra a Redução da Maioridade Penal, em Brasília.
O encontro mobilizou coletivos de comunicação alternativa, formadores de opinião e midialivristas de todo País, para o enfrentamento das violações de DCA e resistência à aprovação das PECs (redução da maioridade penal, aumento do tempo de internação, redução idade trabalho infantil). Além disso, houve momentos de discussão sobre a violação dos direitos de crianças e adolescentes, debates e construção de estratégias de comunicação para o enfrentamento das violações de direitos e à redução da maioridade penal.
O Desabafo Social teve a oportunidade de conhecer e se conectar com diversos coletivos de mídia livre. O Jornal Comunitário Fala Roça , formado por moradores da Rocinha (RJ), produz conteúdo com foco na cultura nordestina. Você deve está se perguntando por que cultura nordestina, não é?! Na favela da Rocinha cerca de 70% da população da favela da Rocinha é formada por nordestinos.
Nós, Mulheres da Periferia (SP) também é outro coletivo fantástico. É formado por oito jornalistas e uma designer, todas moradoras de bairros da periferia do município de São Paulo.
Confira o que rolou na formação
Organizações e coletivos que você precisa conhecer
Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores
Coletivo Multidão
Rede Mocambos
Oficina de Imagens
Rede Andi
Intervozes
Herdeiros do Quilombo – Thereza Africana
Instituto Maná do Céu para Os Povos
Coletivo Parafuso Educomunicação
Infância em Pauta
Favela News
Agência Informativa Pulsar Brasil
Coletivo Força Tururu/Casa Herbert de Souza
Criar Brasil
Site da Baixada
Coletivo Rebele-se em Artes
Jornalistas Livres
Juventude Libre