O Núcleo de Estudos e Formação em Saúde (NEFES), criado em 2015 pela psicóloga-docente Rosana Silva e pel@s estudantes do curso de psicologia da Faculdade Ruy Barbosa, tem por objetivo a construção de uma atuação psicológica mais próxima ao campo da saúde coletiva, dos objetivos do SUS e do compromisso ético-político da psicologia.
O NEFES enquanto um espaço de formação incentiva o desenvolvimento de um exercício reflexivo que aproxima @ estudante de uma discussão identitária sobre o seu lugar enquanto futur@ trabalhad@r da saúde, bem como sobre a formação de recursos humanos para o SUS, um sistema constituído pelo trabalho vivo, um espaço para se aprender e se comprometer.
O projeto político-pedagógico do NEFES inclui a interseção entre saberes e fazeres, reconhecendo a potência da experiência para construção compartilhada do conhecimento. As reuniões do Núcleo são semanais, às sextas-feiras das 16:30 às 18:30, na Faculdade Ruy Barbosa e suas ações são estruturadas a partir dos seguintes eixos:
Discussão teórica, práticas em saúde e conhecimento circulante (rodas de conversas com psicólogos da saúde).
Os integrantes do NEFES estão organizados em 5 Grupos de Trabalhos:
Psicologia e Atenção Básica, Psicologia Hospitalar, Saúde Mental, Gestão em Saúde e Controle Social, formados a partir das áreas de interesse.
Para ter um caratér mais interdisciplinar, a Diretora de Inspiração/Fundadora do Desabafo Social também faz parte do NEFES, junto com o Direitor de Pontes e a Auxiliar de Pontes. Este grupo de estudo irá aumentar a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Desabafo Social.