“Obstinação é palavra de ordem para Monique Evelle, jovem cheia de sonhos e ideais. É assim que a criadora do projeto Desabafo Social se enxerga, com apenas 20 anos. Aos 16 já tinha o desejo de transformar a realidade de jovens e adolescentes, ao desenvolver um trabalho que dialogasse com os direitos humanos, comunicação e cidadania. Desde os tempos de escola, Monique já se interessava e atuava na busca por esse lugar de fala, onde ela pudesse contribuir para uma construção social mais digna e humana.
Assim foi criado o projeto Desabafo Social, DS e ganhou força, com o desenvolvimento de atividades em plataformas on-line, cursos, palestras e workshops, além de oficinas em comunidades, instituições e participações em eventos. Hoje o DS está presente em treze estados brasileiros e estimula o contato dos jovens com os Direitos Humanos e a participação juvenil em diversas causas sociais.
Monique também tem sido exemplo para jovens, e em 2013 ficou entre as 25 negras mais influentes da internet brasileira, pelo site Blogueiras Negras. Em março de 2014, o DS levou o Prêmio de Protagonismo Juvenil pela Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude. O ID126 bateu um papo com Monique sobre o seu projeto.”
Confira: Impressão Digital 126
775 Comments