Lutar por melhorias na educação também é uma ação política, e essa bandeira das políticas públicas de leitura é bem representada pelo Polo de Leitura Jangada Literária, rede de Bibliotecas Comunitárias do estado do Ceará que tem uma parceria com o Programa Prazer em Ler do Instituto C&A. O programa apoia bibliotecas comunitárias de todo o Brasil, como por exemplo o Releitura em Pernambuco e o Polos EMredando Leitura e TOK Literário na Bahia, o intuito do instituto é democratizar o acesso ao livro e leitura, assim como exposto no PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura. Para que isso aconteça, durante o ciclo de apoio que dura 3 anos, as bibliotecas são potencializadas em diversos eixos: Espaço, acervo, formação de mediadores e principalmente na incidência política, para assim garantir a sustentabilidade das bibliotecas.
Nesses dois anos as seis bibliotecas desenvolveram diversas ações de incentivo à leitura, como por exemplo o Comu-Lê, onde é escolhida uma praça da própria comunidade onde a biblioteca está inserida e nesse momento é feita mediação de leitura, contação de histórias e outras apresentações culturais. Outra atividade realizada é o Quero + Leitura, onde os mediadores vão para as ruas, levando os livros e muitas histórias para contar. Os espaços também obtiveram uma rotina de biblioteca, realizando atividades semanais, empréstimos de livros, pesquisa e outras prestações de serviço.
O ano de 2015 é o último do ciclo para o grupo do Ceará, pois desde 2013 as bibliotecas vem se qualificando, agora o grupo está focado na incidência política, tendo como principal objetivo a construção do PMLLLB – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Fortaleza, pois esse documento garantirá a permanência e sustentabilidade não apenas das seis bibliotecas que integram o polo, mas de todas as bibliotecas do município. Para que isso aconteça, o grupo vem se articulando com o Poder público e a Sociedade civil, estabelecendo diálogos entre esses dois segmentos, por meio de encontros como o Seminário realizado no SESC no ano de 2013, ou o 2° Seminário de Bibliotecas Comunitárias que aconteceu no final de 2014 dentro da Bienal do livro, reunindo mais de 300 pessoas, o evento foi realizado pelo Polo tendo como parceiro a Biblioteca Pública Menezes Pimentel.
A luta continua no ano de 2015, e o grupo já está se mobilizando para realizar o 3° Seminário de bibliotecas, que reunirá Poder público , Sociedade civil e atores da cadeia do livro. O evento está previsto para o mês de agosto, em breve será divulgado o local e a data. Para saber mais informações acompanhe a página do grupo: ( https://www.facebook.com/jangadaliteraria)
‘’ Um por todos e todos por um Brasil de Leitores.’’
222 Comments