Está em todos os lugares, todos os jornais, capas de revistas e sites. A crise brasileira que estampa todos os noticiários não está presente na economia, mas sim nas ruas e nas redes sociais.
O Brasil passa longe de uma crise econômica. Sejamos práticos, olhem as ruas, as notícias na TV e as redes sociais, as pessoas continuam construindo e reformando casas, comprando carros mais modernos e viajando para o litoral ou para fora do Brasil.
A crise que existe é a ideológica, a falta de opinião e o desejo de aceitação. O Brasil vive hoje uma crise de identidade, não sabemos no que acreditar ou no que se espelhar. Como Cazuza já dizia: “Ideologia, eu quero uma pra viver”.
Não é a toa que vem surgindo um novo movimento de direita que despreza todas as conquistas sociais que atingimos com muita luta e sangue. Esse novo movimento que pede a volta da ditadura e outras pautas reacionárias reúne pessoa perdidas que querem somente se encontrar dentro da sociedade.
Todos sabem que existem racismo e desigualdade no Brasil, mas este novo movimento quer tentar provar que não. Os membros deste movimento até enxergam as mazelas sociais, mas agem como se não existissem, só para chamar atenção e para ser aceito neste novo grupo que se diz: “descolados”.
Eu não me preocupo com essa crise porque é uma fase. Assim como a adolescência, onde buscamos nossa identidade, a sociedade está passando por isso neste momento, e isso é normal. Vivemos o processo mais democrático e estável da nossa história, isso tudo é novo para o país, a volta da identidade é questão de tempo.
71 Comments