No dia 5 de outubro os brasileiros foram às urnas para colocar o congresso mais conservador desde 1964. O resultado desta nova bancada é o aumento de deputados militares, religiosos, ruralistas e outros setores conservadores, enquanto isso, os deputados ligados a causas sociais caíram quase pela metade.
Na prática isso significa que nos próximos anos, pautas como direito ao aborto, criminalização da homofobia, cotas para negros, bolsas do governo federal e programas sociais deixaram de ser discutidos, o que pode resultar na manutenção da desigualdade social do Brasil.
O aumento drástico desta bancada conservadora significa uma preocupação para todos, já que um de seus maiores expoentes, Jair Bolsonaro (deputado que defende a ditadura dentro de uma democracia) do PP, foi o deputado mais bem votado no Rio de Janeiro e já sinalizou que poderá concorrer a presidência na próxima eleição.
Este fenômeno ainda não foi bem explicado, certo é que a tendência é que nas próximas eleições se repita ou aumente este número de conservadores, a não ser que ocorra algo que faça mudar este pensamento, mas acho difícil. Se está ruim agora, imagina a próxima.
381 Comments