Foi realizado no dia 24 de março de 2015 a V Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Caucaia, Ceará. Gabriella Brito, colaboradora do Desabafo Social em Caucaia (CE), teve a oportunidade de participar representando o Desabafo Social. O principal objetivo discutido na conferência foi a mobilização do sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
No período da manhã houve apresentação musical de jovens, algumas autoridades se pronunciaram. O único jovem que estava na mesa junto com as autoridades não teve a oportunidade de se pronunciar, o que tornou o inicio da conferência algo bem parecido com um palanque político, salvo algumas exceções de pessoas que estavam e estão interessadas no futuro das crianças e dos adolescentes.
Pela tarde, a Assembleia foi dividida em 5 grandes grupos. O critério de divisão ficou por afinidade dos temas de cada grupo. Gabriella ficou no grupo 1 o qual falava da Sensibilização e Mobilização com as crianças e adolescentes para o conhecimento do ECA. Cada grupo devia apresentar 3 propostas para serem votados pelos delegados. A primeira proposta apresentada foi sobre a obrigatoriedade do ECA na grade curricular das escolas do município, a segunda proposta foi de realizar capacitações sobre o ECA para a comunidade escolar, sociedade civil e crianças e adolescentes como multiplicadores. A terceira proposta fala do estudo do ECA por meio de arte, cultura e esporte, onde as crianças se tornam cidadãos conhecedores do seu estatuto tendo participação das famílias e da sociedade. Essa última proposta foi sugerida por Gabriella e melhor elaborada com o grupo. No momento das votações foi decidido que as 3 propostas da equipe deveriam se entrelaçar e virar uma só, sendo assim as três propostas se fundiram tornando a seguinte proposta:
Tornar o ECA obrigatório na grade curricular por meio da arte, cultura e esporte, capacitando os profissionais envolvidos, a sociedade civil e as próprias crianças e adolescentes tornando-os multiplicadores.
A maior parte dos delegados votaram a favor da união das 3 propostas, seguindo assim a apresentação dos próximos grupos e as votações das outras propostas.
A participação das crianças e dos adolescentes nas propostas e nas apresentações foi o que fez o diferencial da conferência. Eles pediram vez e voz, exigiram sua participação no COMDICA Caucaia como membros do conselho.
644 Comments