Por Pia Bava
Entre os dias 9 e 13 de janeiro, no Nordeste de Amaralina, teve lugar a primeira edição de Inventividades – Circuito Empreendedor nas Periferias, realizado pelo Desabafo Social, dedicado a transformar ideias em negócios e projetos de impacto social. Adriano Soares, criador do projeto AFRObahia, foi um dos onze participantes. A AFRObahia Produções foi criada no intuito de valorizar e divulgar ainda mais a cultura africana na Bahia com fotos, vídeos e divulgações do meio.
Ao ser marcado na publicação do Inventividades, Adriano se sentiu motivado a participar por se tratar de um projeto realizado no Nordeste de Amaralina, com uma ideia inovadora e que podia contribuir em grande medida com os jovens empreendedores da comunidade onde ele mora. A experiência não só cumpriu suas expectativas, mas também foi muito motivadora para ele, uma vez que lhe apresentou várias ideias novas sobre o projeto em que ele se inscreveu.
Sua participação no Inventividades também lhe acrescentou ideias de outros iniciativas e formas de reorganizar seus projetos atuais, além de lhe fornecer o contato com outros empreendedores que compartilharam um pouco de suas experiências.
” Depois do Inventividades, pude ter outras ideias além da produtora. Já estou desenhando uma marca de roupa com foco na cultura hip hop. Utilizei todas ferramentas que aprendi no Inventividades para ver se realmente é viável a criação da marca”, diz Adriano.
A ideia de criar o AFRObahia começou quando Adriano percebeu a falta de uma mídia audiovisual presente nos eventos que acontecem nas favelas e em movimentos e eventos afro que acontecem na cidade. Um dia, o empreendedor espera que o AFRObahia seja reconhecido a nível mundial e que seja suficiente para que possa fazer do mesmo seu sustento, o que lhe permitiria se dedicar ainda mais ao projeto.
No dia 26 de fevereiro, Adriano fará a cobertura do show de Tássia Reis junto com Liniker e As Bahias e a Cozinha Mineir, no Pelourinho. E no dia 27 do trio “Respeite as Mina”, campanha realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, que será puxado por três mulheres: Tássia Reis, Larissa Luz e Mc Carol.
” É muito gratificante poder fazer uma cobertura dessa. Nunca imaginaria que isso aconteceria agora. Fiquei muito feliz com o convite de Monique”, afirma.