Por Gabriella Brito
A Escola Municipal Ulisses Guimarães localizada no Bom Jardim, em Fortaleza/CE, está mudando o método de ensino com os estudantes.
A professora Priscilla Brito deu início ao projeto Encanto da Leitura, onde os alunos se depararam com uma nova didática e aprendizagem fora do contexto padrão das escolas. “A ideia do projeto Encanto da Leitura surgiu ao observar que os alunos apenas folheavam os livros e não se empolgavam com as histórias. O projeto acontece uma vez por mês e utilizamos papelão e balões para montar um cenário como árvores, um cenário encantado. Utilizmaos também cordões fixados no teto da biblioteca com livros em suas pontas. É ótimo realizar esta atividade, pois sair valoriza um espaço tão rico que é a biblioteca”, diz Priscilla.
O resultado já veio de imediato. Depois do momento da atividade os alunos vão para a sala fazer o reconto da história com desenhos e produção escrita e ainda ficam o tempo todo querendo ler para si e para os colegas, inclusive em casa para a família.
E essa não foi a única matéria que eles aprenderam fora da sala de aula. A professora Priscilla montou uma feirinha com brinquedos, salgadinhos e outros itens. Os estudantes ganham dinheiro de mentirinha e cada aluno recebe um valor diferente, assim eles podem comprar com a quantia que receberam. Dessa maneira eles aprendem subtração, soma, economia e ainda podem levar os brinquedos para a casa.
Em entrevista a um jornal local a professora disse a seguinte frase:
“É importante sair um pouco dos livros e da lousa e estimulá-los com atividades mais práticas”
Vale pensar no exemplo que essa escola está repassando para os seus alunos, transformando-os em agentes transformadores para uma sociedade igualitária e democrática.