Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sociedades

BAIRROS DE SALVADOR RECEBEM GALERIA DE ARTE à CÉU ABERTO

Fonte: Alma Preta | Imagem: Divulgação/Grupo Arte Marginal

As fotografias de Hércules Bressy, pinturas de Luís Santos, e os grapixos de Pedro Arcanjo estão dando uma nova cara às comunidades de Salvador e espaços públicos da capital baiana. Desde o início de fevereiro, os três artistas, integrantes do grupo Arte Marginal, fundado em 2009, executam o projeto “Rua é o Museu do Povo”, que promete levar cor e discussões sobre o fazer artísticos todos os domingos ao longo do mês. A próxima parada do roteiro é a Praça dos Trovadores, no bairro Fazenda Grande do Retiro, Zona Norte de Salvador.

O bairro ocupa o décimo lugar em população da capital baiana e é nesse cenário que Pedro Arcanjo, morador do bairro e também conhecido como “Noite”, contará, através do grapixo, parte de sua história de luta e resistência. Toda a comunidade poderá conferir grafias artísticas em tempo real e exposições durante toda a tarde, das 14h até 17h, de forma gratuita. O principal objetivo do projeto é possibilitar a democratização do acesso às mais variadas linguagens artísticas.

A exposição ainda contará com a presença do artista visual Luís Santos, que, através das tintas e técnicas de pintura, trará a discussão sobre a existência no mundo contemporâneo e do cotidiano das ruas, além do fotógrafo Hércules Bressy, que irá expor registros de intervenções artísticas através das lentes feitas em espaços públicos. Por fim, a atriz e poeta Milica San, integrante do grupo “A pombagem”, irá performar um dos atos do espetáculo “O Museu é a Rua”, proporcionando à população outros olhares sobre ocupação da rua.

Sobre o processo de viabilizar e discutir os aspectos da arte de rua e seus impactos nas comunidades, o artista Noite atenta para a falta de apoio e políticas de incentivo do Estado.

“O acesso a arte, hoje, na Bahia, está melhor, mais aberto. A juventude está tendo mais acesso, mas isso é resultado de muito trabalho e resistência nossa. O evento é aberto ao público exatamente por isso, como forma de resposta ao que os nossos políticos, por exemplo, poderiam fazer constantemente. Diariamente vemos artistas que realizam suas obras com o que tem, na sua realidade sem apoio do Estado, mas estão lá fazendo”, alerta Noite.

Rodas de conversa

O coletivo realiza ainda, a partir das 18h, rodas de conversas depois das intervenções urbanas no formato de live, com a intenção de refletir sobre os aparelhos públicos de fruição cultural, como o museu. Neste domingo (14), a performer Milica San mediará um bate-papo com a museóloga Alana Alves e o artista Pedro Arcanjo.

Para o próximo encontro, marcado para 21 de fevereiro, a ação receberá a museóloga Melissa Santos e o artista Hércules Bressy, em uma mesa mediada pela performer Ludmila Singa. As assistentes sociais Candeias Souza e Val Santos são as convidadas do último dia de atividades e protagonizarão um diálogo mediado por Fabrícia Rios, performer que também integra o grupo “A Pombagem”.

Nestes dois últimos encontros, as praças dos bairros do Largo do Tanque e da Liberdade recebem ainda receberão intervenções públicas, seguindo os protocolos sanitários de higienização e distanciamento social contra a COVID-19.

A realização da exposição é resultado de incentivo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement