Connect with us

Hi, what are you looking for?

Reprodução do UOL

Você Precisa Saber

Projeto oferece atendimento psicológico a candidatas LGBTQ+ e negras

Por Mariana Gonzalez, de Universa, UOL

A violência política é um percalço na trajetória de mulheres que entram para a vida pública. A situação é ainda pior quando se trata de candidatas negras, lésbicas e transexuais, grupo que, mesmo fora da vida pública, já é alvo constante de todo tipo de violência. Boa parte delas já sofreu ameaças de morte ou estupro e até mesmo agressões físicas.

Pensando em diminuir as dificuldades delas durante o período de campanha, surgiu o Escuta Candidata. Trata-se de um serviço de atendimento psicológico gratuito para mulheres lésbicas e bissexuais, heterossexuais negras, pessoas trans e não binárias de todo o país. Brancas heterossexuais não serão atendidas.

“Com o aumento da violência e da polarização, sobretudo a partir das eleições de 2018, candidaturas de grupos minorizados vêm sofrendo ataques e ameaças físicos e virtuais que trazem complicações ao exercício livre da cidadania e da concretização de projetos políticos baseados na defesa dos direitos humanos e da diversidade”, diz a psicanalista Lívia Lourenço Dias, coordenadora clínica deste e de outros projetos da Casa 1, primeira casa de acolhimento do país para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. Fundada em 2017, ela já esteve sob risco de fechar as portas por dificuldades financeiras e hoje funciona também como centro cultural.

Para mostrar a gravidade do assunto, Lívia cita os dados de um levantamento realizado pela União Parlamentar Internacional (IPU), em 2018. Na ocasião, os pesquisadores entrevistaram 55 parlamentares em 39 países, incluindo o Brasil. Delas, 82% declararam ter vivido algum tipo de violência psicológica; 44% receberam ameaças de morte, estupro, espancamento ou sequestro; 26% sofreram violência física dentro das casas legislativas; e 39% disseram que a violência política dificultou ou impediu a implementação de seus mandatos e sua liberdade de expressão.

O Escuta Candidata funciona conta com dez psicólogas (só mulheres) treinadas para realizar atendimento emergencial, por vídeo, uma vez por semana. A expectativa é receber 30 mulheres por semana até o fim das eleições. Além da terapia emergencial, o serviço está pronto para oferecer também suporte jurídico e pacote de dados de internet para ajudar nas campanhas.

Lívia Lourenço Dias, coordenadora da Clínica Social Casa 1 e do Centro de Acolhida e Cultura Casa 1
Imagem: Arquivo pessoal

Para garantir o suporte às candidatas e o pagamento das profissionais envolvidas — além das dez psicólogas, duas supervisoras e três coordenadoras —, a Casa 1 está organizando um financiamento virtual que encerra hoje. Até o fim do dia, a expectativa é de arrecadar R$ 88,8 mil. Até o momento, 84% da meta foi atingida.

“A representação de mulheres na política é muito pequena, especialmente se pensamos que as mulheres são maioria na população e no eleitorado. Quando falamos de mulheres negras, lésbicas, bissexuais e transexuais, por exemplo, os números são ainda menores”, lembra Lívia Lourenço.

Aumentar essa representatividade é fundamental para a garantia de direitos femininos e de igualdade de gênero. “Dados [da plataforma #MeRepresenta, sobre as eleições de 2018] apontam que mulheres são muito mais favoráveis a pautas relacionadas a mulheres, como por exemplo, o aborto e o apoio a financiamentos públicos de campanha de mulheres negras”.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement