Connect with us

Hi, what are you looking for?

Inventividades

Nem estuda, nem trabalha. Sério mesmo?

Por Wemmia Anita

 

Já ouviu falar sobre os “nem-nem”? Esse termo é utilizado por pesquisadores para identificar a população jovem fora do mercado de trabalho e das instituições de ensino.  O termo, que já vem sendo utilizado por pesquisadores a mais de uma década, surgiu a partir da observação de um padrão de excluídos, com oportunidades limitadas e com mais predisposição a vivenciar as múltiplas expressões da desigualdade.

Quando olhamos os recortes da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PDAD-2019) do IBGE, os dados são alarmantes. Atualmente, 13,1 milhões de pessoas estão desempregadas, sendo que 64,8% são negros, e 52,6% são mulheres. Se focarmos nos números da Capital Federal, a Companhia de Planejamento (Codeplan) ampliou a pesquisa levando em consideração a renda média dos domicílios e constatou que os jovens que caracterizam a estatística são moradores das regiões administrativas de média-baixa-renda. O que corresponde a cerca de 188 mil jovens que  totalizam 31,8% das pessoas de 18 a 29 anos residentes no Distrito Federal-DF que nem estudam nem trabalham.

Os dados evidenciam e conversas recorrentes que temos com vários jovens moradores de periferia, demonstram níveis alarmantes de ansiedade  para o ingresso no mercado de trabalho e uma insegurança diante de oportunidades precarizadas, sem garantia de superação a barreiras relacionadas a classe, raça e gênero.

Diante disso a RAIX, marca de vestuário que valoriza a cultura periférica do DF, tem buscado meios de estimular os jovens a buscar perspectivas mais promissoras, em diferentes frentes, uma vez que também se inserem no perfil fatalista da estatística. A RAIX promove regularmente  uma série de atividades, trazendo especialistas e referências positivas para estreitar o diálogo, pois há iniciativas que estão sendo desenvolvidas, contrariando as estatísticas, mesmo com o cenário de escassez “as gambiaras no vale do silêncio” como diria Monique Evelle não deixaram de existir. O que cabe é dar espaço e visibilidade a esses protagonistas que são reflexo de um processo histórico de exclusão seletiva.

O jovem se engaja no que é atrativo para ele, onde não se sinta lesado o tempo todo, a ponto de se sentir culpado por não ter forças psíquicas de ingresso e continuidade em lugares hostis a sua presença. Fortalecer iniciativas descentralizadas e pouco escalável -no sentido de não caber o mesmo modelo para o país todo – também se fazem fundamentais para colaboração na supressão ou diminuição dessas desigualdades.

 Por isso, estamos incentivando o protagonismo do empreendedor periférico de pequeno e médio porte, ampliando seus canais de venda, para que não desista da sua representatividade. Um dos meio que a RAIX oferece é via eventos efetivados por nós e para nós, e para quem mais se identificar , intitulado de “Feira de Quebrada”. Em breve estrearemos nossa loja colaborativa “RAIX Colaborativa”, na instituição Jovem de Expressão, situado na EQNM 18/20 da Ceilândia,  que é referência enquanto espaço de cultura que capacita o jovem para o ingresso no mercado de trabalho, ampliando competências e  habilidades desses “agentes dos territórios”, além de empoderar o senso de pertencimento comunitário. O RAIX junto com as iniciativas promovidas pela Rede de Ações Urbanas-RUAS compõe a frente da sociedade civil, que precisam se juntar ao estado e iniciativa privada, enquanto co-participantes de um processo contínuo e integra um projeto maior de redução de desigualdades, para que os “nem-nem” não venham a ser uma perda de uma geração inteira de “desengajamento juvenil”.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement