Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sociedades

Onde estão os negros no mercado de trabalho?

Parceria com:

O Brasil é um país multicultural marcado principalmente pela diáspora africana, momento histórico onde ocorre uma imigração forçada de aproximadamente doze milhões de africanos  para a América, sendo que 40% dessa população escravizada desembarca no Brasil.

Após três séculos a escravidão é mundialmente proibida, sendo o Brasil o último país da américa a aderir, em 1888. E mesmo quando livres, com a consolidação do movimento eugenista no país, os negros são compelidos para margem da sociedade, sem acesso ao trabalho e educação formal por mais longos anos.

Em 2019 os negros são 55% da sociedade brasileira, mas a consequência direta desse passado tenebroso faz com que os negros em espaços de poder sejam incoerentemente uma minoria. No mercado de trabalho, por exemplo, os negros assumem menos que 5% dos cargos executivos das empresas. E quando falamos apenas das mulheres negras, o cenário é ainda pior, 0,4%.

Representatividade é pertencimento.

Além de perturbadora, essas estatísticas demostram que negros possuem uma carência de representatividade.

Nas universidades as políticas afirmativas estão gradativamente resolvendo parte desse problema. Em 17 anos triplicamos o número de negros que concluíram a graduação. Apesar dessa conquista ser significativa é necessário fazer ainda mais em todos cenários possíveis.

Pensando nisso a 99jobs.com, startup de recrutamento e seleção, tem criado iniciativas que provocam as grandes empresas a repensarem a maneira que contratam.  Um exemplo desse trabalho é a criação do Melhor Estágio do Mundo, um estágio de férias que ocorre em julho, que nesse momento está com as inscrições abertas para a sua 6ª edição. vNas últimas duas, todas as 6 vagas foram abertas exclusivamente para pessoas negras.

 

Desde 2014 a 99jobs seleciona talentos para vivenciarem o cotidiano de algumas empresas. Santander, Natura, Suzano, Microsoft e Magazine Luiza são apenas algumas das organizações que já fizeram parte do programa.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Os participantes do M.E.M. são responsáveis por grandes projetos em cada uma delas, embasados e orientados por alguns dos melhores profissionais do mercado. Além da passagem por quatro organizações, os estagiários contam com sessões de coaching, mentorias, workshops técnicos e experiências paralelas (e bem diferentonas) que tem tanto impacto quanto as vividas nas empresas.

Um outro bom exemplo é a cocriação para o estágio da Natura. Nesse projeto a campanha de atração teve como destaque os atuais estagiários e analistas (ex-estagiários da Natura) negros da Natura. O estagiário Rodolfo, por exemplo, se tornou um chatbot integrado ao Messenger que bate um papo com o candidato, contando o dia-a-dia (sem encenações ou atores) da empresa através de textos e vídeos, enquanto te inscreve no programa.

Não menos importante, também há o trabalho de tornar as outras etapas do processo seletivo mais inclusivas. Começando por definir como único pré-requisito que sejam estudantes do nível superior cursando último ou penúltimo ano, sem qualquer outra exigência. Outra ação importante é a criação de uma etapa pré-dinâmica, para já dar dicas e deixá-los confortáveis com as etapas presenciais. Por fim, também há a preocupação de refletir com os gestores e recrutadores as possíveis crenças limitantes que ocasionam na não contratação de pessoas negras e outros grupos minorizados.

Ambas as oportunidades de estágio estão com as inscrições abertas. E é possível se inscrever a partir dos links abaixo:

99jobs.com/Natura
99jobs.com/99jobs

 

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement