Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sem categoria

Dois espetáculos teatrais negros para assistir em novembro no Rio

No mês marcado pela reflexão sobre a importância da cultura negra e a desigualdade racial, o mês da Consciência Negra, atores negros estão em cartaz com espetáculos que promovem o pensamento sobre as diversas consequências históricas da escravidão na contemporaneidade. O teatro negro vem resistindo mesmo diante da crise no setor, no final de de semana a estreia do Espetáculo “Esperança na Revolta” lotou o teatro do Sesc Tijuca. O espetáculo “Lótus”, protagonizado pela atriz Danielle Anatólio, apresenta o universo das mulheres negras que trazem em suas afetividades histórias invisibilizadas pelo imaginário social, com exibição nos dias 16, 17 e 18 no Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca.

A peça “Esperança na Revolta”, aborda guerra sob vários aspectos, em diversos contextos mundiais, idealizada pelo coletivo artístico Confraria do Impossível e se faz como um projeto de resistência negra, totalmente idealizado, produzido, liderado por uma equipe negra.Em cartaz até dia 18, todas às sextas, sábados e domingos, no Sesc Tijuca, tem o objetivo de trazer ao público várias reflexões, dentre elas a marginalização do corpo negro e periférico. A figura feminina muito forte com quatro histórias de mulheres fortes e resistentes. Além de trazer o ator negro como universal diante de qualquer papel.

Foto: Leandro Cunha

Foto: Leandro Cunha

Para o autor e diretor André Lemos, “É necessário universalizar o corpo e as ideias de pessoas negras em qualquer dramaturgia ou personagem rompendo com todo e qualquer tipo de estereótipo”, frisa.

“Lótus” é um espetáculo que tem como ponto de partida a linguagem poética feminina. A peça trata sobre hiper sexualização do corpo negro feminino, beleza, superação, amor e vida, dentro de um contexto de solidão em que está inserida a mulher negra contemporânea, Bem como mostra os caminhos que essas mulheres encontram para resistir e reexistir.

Foto: Adeloyá Magnoni

Foto: Adeloyá Magnoni

Dados apontam que mulheres negras são as que menos casam. Segundo levantamento do Censo de 2010, 52,52%, mais da metade das mulheres negras não vivem em união, independentemente do estado civil. Esse dado é composto por diversos contextos históricos e afetivos que o espetáculo se propõe a fazer o público refletir.

“Esperança na Revolta” está em cartaz no Sesc Tijuca, localizado na Rua Barão de Mesquita, número 539, Andaraí, Rio de Janeiro. Já o espetáculo “Lótus”, será exibido nos dias 16 e 17, às 20h e no dia 18, às 19h, no Teatro Municipal Ziembinski,localizado na Rua Urbano Duarte, número 30, Tijuca, Rio de Janeiro.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Advertisement