Você também é culpado! Não adianta chorar.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Por Monique Evelle

O Brasil tem cerca de 207 milhões habitantes. Destes, 12 milhões compartilham notícias falsas sobre política na internet.

A pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação, da USP, mostrou que uma determinada notícia verdadeira teve 577 usuários, 771 tweets e 3.112.437 de impressões geradas. Já uma notícia falsa 3.066 usuários, 4.518 tweets e 14.954.437 de impressões geradas.

Talvez isso aconteça porque estamos acostumados a ler apenas o título para amar ou odiar alguém nos comentários e sair compartilhando. Ou talvez, as pessoas acreditem mesmo. Afinal, em 2013, 47% dos brasileiros utilizavam as redes sociais como fontes de notícia. Já em 2017 esse número pulou para 72%.

Mas não os fakes news não são apenas sobre política e políticos. São sobre pessoas anônimas ou não. Você deve lembrar do caso de  Fabiane Maria de Jesus que foi morta por vizinhos após uma notícia falsa acusando-a de magia negra, no Guarujá (SP).

A pessoa compartilha um fake news, reverbera o ódio, contribui para o assassinato de alguém e realmente não se sente culpada. Aconselho que assista o episódio Hated in the Nation (Temporada 3, ep. 6. Direção: James Hawes; roteiro: Charlie Brooker), de Black Mirror.

Não quero trazer aqui a discussão se é necessário ou não ter uma lei para tornar crime compartilhamento de notícias falsas na internet. O fato é que a internet é uma extensão de nossas vidas e mesmo que Black Mirror seja visto apenas como ficção, Fabiane Maria de Jesus não vai voltar. Mas será que só as pessoas que a espancaram são culpadas? Você também deve ter compartilhado. Você também é culpado! Não adianta chorar.

Por isso, dá uma pesquisada no que é Fack-checking e não seja mais um cúmplice do fake news.

Comentários

Comentários

Monique Evelle

Idealizadora do Desabafo Social

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup