Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sem categoria

Quando a visibilidade não paga as contas

Por Monique Evelle

Eu fico super feliz quando um preto ou uma preta está ganhando o reconhecimento que merece ganhar.  E ao mesmo tempo preocupada, porque tenho visto e conversando com pessoas incríveis que não conseguem pagar as contas apenas com visibilidade e likes nas redes sociais.

Lembro da época que a única coisa que eu tinha era visibilidade e as pessoas me abordavam da seguinte maneira:
 
Compre isso aqui na minha mão, porque você pode, você tá famosa!

Eu dava risada para não chorar. Mas hoje entendo que mesmo podendo ou não, eu decido o que quero fazer com o dinheiro que ganho. Mas é isso né Brasil, as pessoas relacionam aparição em sites famosinhos, programas de TV e afins, com dinheiro na conta. Que equívoco!

É muito louco ver também pessoas que acreditam piamente que apenas contar sua história de vida vai sustentar seu projeto, ideia ou negócio. Preocupante, né? Se não estudar sobre o tema,  se não entender que existe um contexto muito maior além do próprio umbigo, a história de vida de um será ligeiramente trocada pela história de vida de outro. Isso acontece fácil e visível. Só ir em eventos de empreendedorismo , principalmente, empreendedorismo social. Às vezes o projeto ou negócio da pessoa está parado a anos e a pessoa só tem essa história pra contar.

Hoje posso dizer que fiz um tripé que me deixa confortável quando as contas chegam:

1. Visibilidade: jornais, revistas, sites e só.

2. Credibilidade: não fiquei e não fico falando apenas das minhas criações. Estudo constantemente os assuntos que permeiam meus projetos. É muito diferente.

3. Dinheiro: militância não é minha profissão, não é meu emprego. Ganho dinheiro com as empresas que tenho e exercendo a profissão de jornalista.

 Chegar no terceiro ponto não é simples, não é fácil e muitos vão usar o discurso da meritocracia pra tentar justificar o sucesso de alguns. Mas não adianta nada você querer apagar a luz do coleguinha se a sua não vai ficar acesa.

 
O que é preciso entender nesse universo de “tudo vira notícia”, que nem sempre a personagem da notícia está nadando em dinheiro. E o seu julgamento pode alimentar um ciclo de ilusão ou contribuir para uma possível depressão não diagnosticada. Esse recado é válido tanto para os seguidores, para os amigos e para família.
Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Advertisement