VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: PENSANDO ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

ESCAMBO DE IDEIAS- (5)

O terceiro escambo de ideias deste ano, trouxe como tema a Violência Contra a Mulher: Pensando formas de enfrentamento, tendo por objetivo discutir as estratégias o combate á violência e ao machismo estruturante nas nossas relações.

Estavam presentes Raescla Ribeiro, militante do Coletivo Feminista Baré, Coletivo Negro Alexandrina estudante de Pedagogia pela Ufam; Aline Nascimento, Mulher Negra e advogada, feminista, especialista em ciências criminais e integrante da ONG Tamo Juntas e Laura Almeida, Auxiliar de Pontes do DS, mediando a discussão.

O ciclo de Violência, os papéis sociais destinados ás mulheres, principalmente as mulheres negras que são afetadas pelo duplo estigma de Raça e Gênero e a forma que o Direito Penal enxerga a violência contra a mulher foram pontos discutidos no Escambo de Ideias. Aline Nascimento trouxe sob uma perspectiva feminista, a atuação na ONG Tamo Juntas que atende mulheres em situação de violência domestica, de forma multidisciplinar e gratuita.

Raescla Ribeiro, trouxe um pouco da perspectiva de Bell Hooks, de como as Mulheres negras são violentadas na atenção á saúde, trazendo a questão do racismo e machismo que estão estruturados nas relações institucionais, na permanência no ensino superior e a incapacidade dos profissionais de saúde de atender essa demanda.

Veja através do link:

O Escambo de ideias acontece mensalmente com temáticas que são importantes para pensar educação em direitos humanos e as implicações no nosso cotidiano. Quer sugerir um tema? Nos mande por inbox ou por e-mail contato@desabafosocial.com.br.

 

Comentários

Comentários

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup