Jovem do Nordeste de Amaralina é convidada para o Latinidades, maior festival de mulheres negras da América Latina

fev 20, 2017
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Por Pia Bava

 

Entre os dias 9 e 13 de janeiro, no Nordeste de Amaralina, teve lugar a primeira edição do Inventividades – Circuito Empreendedor nas Periferias, realizado pelo Desabafo Social para transformar ideias em negócios e projetos de impacto social. Uma das onze pessoas que participaram foi Brenda Costa, cofundadora do OxenTI Menina! – iniciativa que busca promover a ideia da reinserção da tecnologia e empreendedorismo entre adolescentes e a criação de novas tecnologias para que elas resolvam o problema do seu contexto social.

Brenda Costa de amarelo

Brenda Costa de amarelo

O OxenTI surgiu da vontade de Brenda de participar no Technovation Challenge (programa que conecta mentores da área de Ciências e Engenharia com famílias para inspirar crianças e jovens a se tornarem criadores e inventores). e da motivação de ter mais mulheres na área de ciência e tecnologia e de mostrar a elas que a tecnologia não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Ou seja, “que elas podem sim ser o que elas quiserem”.

Na proposta do Inventividades, Brenda viu a oportunidade de apresentar seu projeto a pessoas que não estão diretamente ligadas à área de tecnologia da informação (TI). E participando do projeto,  ela pôde perceber que é possível trabalhar em um sentido social e ganhar dinheiro ao mesmo tempo, sem que sua iniciativa perdesse a essência.

Brenda garante que através da sua participação no projeto ela ganhou foco, consistência e visibilidade, novos caminhos a serem seguidos e o contato com pessoas fantásticas que estão ajudando a OxenTI Menina a se desenvolver diariamente.

Brenda

Brenda

 “Eu esperava uma oficina de empreendedorismo como as outras – um facilitador dizendo o que meu projeto precisa ter para virar uma startup usando meia dúzia de palavras em inglês que estão na moda e pronto, mas foi super diferente disso. Monique instigou a gente a ir fundo na ideia, a sair da zona de conforto e a extrair a essência de cada projeto. No terceiro dia parecia eu ela convivia com a gente há meses e sabia o que tirar de cada participante, o que me deixou à vontade para arriscar e falar o que tinha planejado”, diz Brenda.

Para ela, o contato com outros empreendedores foi estimulante, já que pessoas que não convivem com a iniciativa do OxenTI Menina, que têm outro olhar por não fazerem parte da mesma, podem fornecer soluções mais criativas e elaboradas. Foi importante também para que ela percebesse que estava divulgando a OxenTI de forma errada.

2017 trouxe mais novidades para Brenda Costa. A empreendedora foi convidada para participar do Latinidades, maior festival de mulheres negras da América Latina, que celebra 10 anos em 2017.  A notícia do convite a deixou muito feliz e com medo ao mesmo tempo. Será sua primeira viagem de avião e a primeira vez que sairá da Bahia, mas o principal é que Brenda tem certeza de que será uma oportunidade única.

Comentários

Comentários

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup