ESCAMBO DE IDEIAS: EDUCAÇÃO E LAICIDADE

fev 13, 2017
Gabriel Leal
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O primeiro Escambo de ideias de 2017 aconteceu com a temática “Educação e Laicidade” na ultima quinta, 09. Mediado pela Auxiliar de pontes, Laura Almeida, a discussão com o objetivo refletir sobre a educação, religiões e as implicações éticas dentro dos espaços educacionais, contou com a participação de Nzinga Mbandi, que é Graduada em Ciências do Estado – UFMG, Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre mulheres gênero e Feminismos – UFBa, Mulher negra, jovem e periférica em movimento e Cristiana Valença que é Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde do NUTES/ UFRJ. Pesquisa os temas origem e evolução da vida e crenças religiosas entre estudantes, professores e cientistas. É professora de biologia no CEFET/ Rio de Janeiro e membro do OLÉ – Observatório da Laicidade na Educação.

A laicidade enquanto processo deveria ser estruturante na educação e em todos os direitos garantidos por constituição, porém a conjuntura política construída no Brasil através dos tempos sofre influencia pesada de sua colonização e da perpetuação do cristianismo enquanto religião oficial do país até a Constituição Republicana de 1981. Desde que foi instituído uma divisão entre a religião e o Estado, a partir da Constituição Brasileira de 1988, o Brasil foi consolidado como Estado Laico. O governo instituído não pode favorecer, nem interditar, as atividades das religiões.

Questões como Liberdade religiosa, o projeto “Escola sem partido” e o atual panorama político para a Educação Pública no Brasil e a rede de combate a intolerância religiosa foram colocadas em pauta para refletirmos como o fundamentalismo cristão através dos representantes e partidos políticos vem comprometendo o a laicidade das políticas educacionais e da promoção de pensamento crítico dos cidadãos e na liberdade religiosa destes.

“ Se um aluno chega com suas guias, com suas indumentárias e é impedido de entrar na escola para assistir aula, a escola impede esse aluno de ter acesso ao direito a educação. Mas o estado está falhando ai pois a constituição diz que todos nós devemos ter o acesso ao ensino de educação gratuita.[…] Isso poderia estar sendo corrigido quando nós trabalhamos a questão da laicidade e da diversidade religiosa de forma transversal dentro da escola. O que tem sido as sanções, a lei 10.639, o que os movimentos sociais tem colocado como alternativa a essa questão para o estado para a educação? Se você trabalha dentro da escola, dentro das disciplinas de forma transversal com seus alunos sobre diversidade religiosa, sobre respeito as diversidades, esse evento é um processo que acontece de dentro para fora.” Disse Nzinga Mbandi.

Sobre a questão de transversalizar as pautas de liberdade religiosa e respeito as diversidades dentro do ensino, Cristiana Valença diz “Infelizmente, as vezes a iniciativa é individual. Então na escola o aluno não pode entrar de boné e também não pode ojá. Então quando não se trata de um assunto, como a História da África, que existe uma grande resistência entre a maioria dos professores e não há muitas vezes estimulo, pela própria instituição escolar onde aquele professor está inserido.[…] Pensando agora nesses projetos como o ‘Escola sem partido’. Se algum desses temas for encarado como um assunto ideologizante, um tema que fere os princípios daquela família, pois não se enquadra dentro dos seus valores morais.[…] Essa é a importância de uma escola pública laica. É garantir que esses temas serão tratados numa perspectiva cientifica, baseada nos movimentos sociais, nas próprias ciências sociais. O principio de laicidade é a garantia que poderemos discutir, não com base no moralismo, mas com bases fisiológicas, ontológicas e cientificas.”

O Escambo de ideias acontece mensalmente com temáticas que são importantes para pensar educação em direitos humanos e as implicações no nosso cotidiano. Quer sugerir um tema? Nos mande por inbox ou por e-mail contato@desabafosocial.com.br.

Confira na íntegra o Escambo de Ideias:

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