Resistência CRIAtiva: Jovens e a cidade de Salvador pelo fim do extermínio da Juventude Negra

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

15423517_1371188116239033_1685371485_n

Acontece nos dias 15 e 16 de dezembro na Casa e no Cine XIV – Pelourinho, o Resistência CRIAtiva Ano I.  O evento realizado pelo CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes em parceria com a organização internacional Pão Para o Mundo – PPM, traz para pauta da Cidade o extermínio da juventude negra. Na ocasião, cerca de 19 comunidades de Salvador articuladas pelo CRIA e representações expressivas na luta contra o genocídio da juventude negra estarão presente. Essa iniciativa foca no empoderamento de jovens para desenvolver estratégias utilizando a arte e a cultura como elementos capazes de colaborar no processo de superação das violências em suas comunidades e garantir o seu direito de transitar livremente como jovem negro na Cidade.

A programação inclui Rodas de Conversas, exibição de Documentário sobre a temática e apresentação de Espetáculo Teatral. A Abertura no dia 15/12 às 9h, será com a Roda de Conversa Genocídio da Juventude Negra: Eu tenho direito a vida não quero ser estatística, com mediação de Juliana Santos do Movimento sem teto da Bahia – MSTB e participação de Silvo Humberto Fundador da Steve Biko e vereador, Grassyela Nobre da Anistia Internacional e Pedro Zack Jovem Dinamizador Cultural do CRIA. Ainda no dia 15/12, no turno da tarde a apresentação do espetáculo Pra lá de tempo do CRIA, que traz para o palco a temática do extermínio da juventude negra

No segundo dia da programação às 9h, na Sala de Arte XIV – Pelourinho, acorrerá a exibição do documentário A memória viva de Saramandaia, premiado nacionalmente, produzido e dirigido pelo jovem Lúcio Lima, que participará também da Roda de Conversa Onde não há arte a Violência vira espetáculo – estratégias contra o extermínio da juventude negra, nesse mesmo dia após o Filme

Segundo dados do Mapa da Violência no Brasil, 56 mil pessoas são assassinadas anualmente e a Região Nordeste apresentou os maiores índices de violência. Mais da metade são jovens e, destes, 77% são negros. Além disso, a arma de fogo foi usada em mais de 80% dos casos de assassinatos de adolescentes e jovens. Para André Araújo, coordenador de equipe do CRIA, “ A ideia do encontro é reunir vozes que atuam e refletem sobre a violência cotidiana sofrida pela juventude negra na Cidade e compartilhar experiências e práticas exitosas para superação e enfrentamento dessas violações”.  Toda a programação tem entrada gratuita e estará sujeita à lotação dos espaços.                                                              

Programação:

15.12 (de 9h às 12h) – Casa 14 – Pelourinho.

 

Roda de Conversa: Genocídio da Juventude Negra: Eu tenho Direito a vida não quero ser estatística!

Convidadas(os): 

Silvio Humberto – Fundador da Steve Biko/Vereador

Pedro Zack – Jovem Dinamizador Cultural do CRIA

Grassyela Nobre – Anistia internacional

Juliana Santos – Movimento sem Teto da Bahia MSTB (Mediadora) –

15.12 (15h às 17h30) – Apresentação do espetáculo Pra Lá de Tempo seguido de Debate

Convidado: 

Alex Hercog – Vida Brasil

 

16.12  (de 9h às 12h) Sala de Arte Cine XIV

Exibição do documentário – A memória viva de Saramandaia seguido de Roda de Conversa: Onde não há Arte a violência vira espetáculo – Estrategias de enfrentamento ao Genocídio da Juventude Negra.

Convidadas(os): 

Lúcio Lima – Fundador da Companhia de Teatro Seguidores de Dionísio e diretor do documentário

Francislene Sales – Pesquisadora de Teatro Negro Infantil

Gabriel Leal – Desabafo Social

Islânia Almeida – BUMBÁ

 

Serviço:

O quê? Resistência CRIAtiva – Jovens e a cidade de  Salvador pelo fim do extermínio da Juventude Negra

Local: Casa 14 e Sala de Arte Cine XIV. Rua Frei Vicente, S/N Anexo do teatro XVIII.

Data: 15 e 16 de dezembro 2016.

Horário: 9h às 17h na quinta – feira

                 9h as 12h na sexta – feira

 

Comentários

Comentários

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup