(Des)igualdade de gênero: Por uma educação emancipatória

nov 29, 2016
Gabriel Leal
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

desigualdade-na-escola
Por: Jordan Heinzel-Nelson

Desigualdade de gênero e raça é uma grave questão nos dias de hoje. Mulheres e pessoas negras não têm direitos para protegê-las. Elas recebem um salário menor, são vítimas de violência, e têm uma educação pior.

Em alguns países existem leis que criam essa desigualdade, essas leis dizem que pessoas negras e pessoas brancas não podem frequentar os mesmo lugares. Nos países em que não existem essas leis, não é muito melhor, porque também não têm leis que protejam contra a desigualdade. É difícil porque as pessoas que escrever as leis não são as vítimas da desigualdade. Elas não lutam contra desigualdade em suas vidas pessoais, então elas não veem a necessidade da mudança.

É mais perigoso quando a desigualdade é criada por construções sociais. Nós criamos uma identidade que é “normal.” No Brasil e nos Estados Unidos, essa identidade é um homem heterossexual, branco, e cristão. Mulheres e pessoas negras são vistos como piores, pois são diferentes.

Uma coisa importante para lutar contra desigualdade é a educação sobre diversidade. É importante  reconhecer as diferenças e não ignorá-las. Porque, se nós ignorarmos as diferenças, é mais fácil ignorar desigualdade. Nós precisamos entender porque as pessoas são diferentes. Quando nós entendermos isso, nós podemos aceitá-las.

Hoje em dia, nas escolas, só têm material sobre homens brancos. Mas os alunos são diversos. Então, as escolas precisam ter mais material sobre todas as pessoas que elas ensinam. Os alunos podem entender como as diferenças surgiram. Eles podem questionar  as diferenças e porque a sociedade quer criar uma população homogênea. Quando os alunos puderem ver a beleza nas diferentes culturas, eles podem começar a criar um mundo sem desigualdade.

Comentários

Comentários

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup