Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sem categoria

05 Estereótipos que estrangeiros pensam de Brasileiros e Baianos

Meu nome é Jordan Heinzel-Nelson, sou Americana e estudo na universidade Princeton. Estarei morando em Salvador, Bahia e fazendo trabalho voluntário no Desabafo Social.

Quando as pessoas chegam ao Brasil, chegam com muitos pré-conceitos e estereótipos. Muitas vezes, esses estereótipos podem ser prejudiciais as suas experiências, pois impedem as pessoas de ter uma mente aberta sobre a cultura. Faço uma lista de 05 estereótipossobre brasileiros e baianos, alguns que descobri ser verdade e outros não.

  1. Brasileiros são hospitaleiros.

Apesar de algumas pessoas não seguirem esse estereótipos, na maioria das vezes, é verdadeiro. Na Bahia, algumas pessoas me receberem em suas casas e me deram comida, sem nem pensar duas vezes. Quando o carro de alguém quebra, todo mundo para ajudar a empurrar. A atmosfera de hospitalidade ultrapassa a casa e estende para o dia-a-dia. Quando estava nadando, uma mulher me ofereceu melancia. A cultura de generosidade e hospitalidade faz parte da cultura brasileira.

  1. Brasileiros amam dançar

Isso é um fato. Ainda preciso conhecer um brasileiro que não saiba dançar. Em Salvador, a música parece vir de todos os lugares, e não é incomum ver grupos de pessoas dançando em qualquer lugar. Não só eles gostam de dançar, eles dançam bem. Com pequenas exceções, todo o brasileiro que conheci, tem a habilidade de dançar como um profissional.

  1. A mistura de raças na Bahia tem permitido uma diminuição nas tendências racistas.

Esse tópico é um pouco mais difícil de definir. Porque possuem diversas raças, a Bahia é um estado onde as pessoas aprenderam a viver juntas, em relativa paz. Entretanto, ainda existe uma divisão social e econômica na Bahia. A maioria de pessoas negras são pobres e menos privilegiadas. Essa divisão cria uma tensão entre as raças. Existe uma relação diferente entre as raças na Bahia, mas com certeza, ainda existe Racismo.

  1. Baianos são preguiçosos.

Isso é simplesmente errado. Enquanto o ritmo de vida na Bahia é mais devagar do que em outras partes do mundo, isso combina com o ritmo de trabalho aqui. Eu conheci muitas pessoas na Bahia que trabalham todos os dias, fazendo mudanças significativas na sociedade e na vida das pessoas.

Por exemplo, enquanto estou morando aqui, estou ficando na casa de uma família. A mãe da minha família estuda para ser enfermeira, é voluntaria em um centro para idosos e ainda acha tempo para cozinhar todo dia e fazer com que eu me sinta em casa. A sua ética no trabalho é o oposto ao estereótipo de que baianos são preguiçosos.

  1. Brasil é muito perigoso.

Salvador é perigoso. Porém, tão perigoso quanto qualquer grande cidade. Tem crime, tem pessoas más, Mas se você mantiver o seus pertences com você, não tem do que ter medo. Não ande sozinha a noite e evite locais perigosos. Siga os cuidados básicos e tudo ficará bem.

esteriotipos2

Muitas pessoas criam e escutam estereótipos sobre a cultura Brasileira e Baiana, porem, muitos desses estereótipos não revelam a complexidade e beleza dessa cultura. Para os curiosos, venha e descubra.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Advertisement