Conferência de encerramento do I Ciclo Formativo da Iniciativa Opará Saberes

out 07, 2016
Gabriel Leal
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×
                                     14469480_1836625939891640_4340341794858237300_n 14469724_1836099946610906_998568173315895014_n
Conferência de encerramento do I Ciclo Formativo da Opará Saberes voltado para o ingresso de negros e negras na Pós Graduação, com as pensadoras negras Prof. Dra. Denise Carrascosa e Prof. Dra. Ana Flauzina

Próximo dia 11 de Outubro, acontecerá a conferência de encerramento do I Ciclo Formativo – Opará Saberes, no Ministério Público da Bahia, Nazaré, à partir das 9h.

Com o objetivo de propiciar o debate da academia e comunidade promovendo aproximações conteudistas às temáticas imersas nos campos: racismo institucional – violências de gênero – saúde da mulher e prisionização, o I Ciclo Formativo da Opará Saberes surgiu para proporcionar reflexões para negras e negros interessados em ingressar em programas de mestrado e doutorado.

Esta ação incide na valorização dos saberes engajados pelas populações alvejadas pelo sexismo e demais tecnologias de opressão, de forma a combater, ainda, o epistemicidio e instrumentalizar acerca das metodologias, epistemologias feministas e referenciais bibliográficos.

Foram seis dias de evento, onde 9 mulheres intelectuais como Zelinda Barros, Salete Maria, Elisabete Pinto, Denize Ribeiro, Claudia Pons, Ana Claudia Pacheco, Emanuelle Góes, Denise Carrascosa e Ana Flauzina, as duas últimas falarão no encerramento, apresentaram temas diversos que permeiam os interesses da comunidade negra.

O evento foi realizado pela Opará Saberes, com o apoio do Ministério Público (MP-BA) e da Organização dos Advogados da Bahia (OAB-BA), através da Comissão de Promoção a Igualdade Racial, das ONGs Steve Biko e Desabafo Social, com emissão de certificado pelo Ministério Público, Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (GEDEM).

Durante o evento de ecerramento, acontecerão duas palestras: Denise Carrascosa, com o tema A prisão na Bahia: Literatura e produção subjetiva de mulheres encarceradas, à partir das 9h. Além de Ana Flauzina, que à partir das 14h, falará sobre tema: Prisionização, Questão Racial e Criminologia Crítica, no auditório do Ministério Público, Nazaré.

Após as conferências, a professora Ana Flauzina irá discutir sobre o tema “Questão Racial: Um olhar da criminologia, seguido do lançamento do livro DISCURSOS NEGROS: LEGISLAÇÃO PENAL, POLÍTICA CRIMINAL E RACISMO, de autoria de Ana Flauzina, Felipe Freitas, Hector Vieira e Thula Pires, pela Editora Brado. O livro reúne artigos de autores negros e negras trabalhando temas centrais da justiça criminal no Brasil. O lançamento acontecerá no Ministério Público, localizado na Av. Joana Angélica, 1312 – Nazaré, Salvador – BA

Sobre as palestrantes do dia 11/10

Denise Carrascosa é Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (Departamento de Letras Germânicas). Bacharel em Letras com ênfase em Tradução pela Universidade Salvador e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFBA. Mestre e Doutora em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pelo Instituto de Letras da UFBA e é professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, nas linhas de Teoria da Literatura e Estudos de Tradução. Atualmente, pesquisa narrativas contemporâneas. Coordenadora do Projeto de Extensão Corpos Indóceis & Mentes Livres, que faz uso da arte literária em sentido expandido como tecnologia de produção política de si para sujeitos em situação de encarceramento.

Ana Flauzina, possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2003), graduação em Historia pela Universidade de Brasilia (2004), especialização em sistema de justiça criminal pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), mestrado em Direito pela Universidade de Brasilia (2006), doutorado em Direito pela American University Washington College of Law (2012) e pos-doutorado pelo African and African Diaspora Studies Department na University of Texas at Austin. (2013). É professora da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasiliera).

Mais informações: https://www.facebook.com/oparasaberes/?ref=ts&fref=ts SERVIÇO

QUEM: OPARÁ SABERES

O quê: 1 – Conferência de encerramento do Ciclo formativo Opará Saberes, com os temas “A prisão na Bahia: Literatura e produção subjetiva de mulheres encarceradas”, com a Prof. Dra. Denise Carrascosa, e “Prisionização, Questão Racial e Criminologia Crítica”, com a Prof. Dra. Ana Flauzina. Além do Lançamento do livro DISCURSOS NEGROS: LEGISLAÇÃO PENAL, POLÍTICA CRIMINAL E RACISMO, de autoria de Ana Flauzina, Felipe Freitas, Hector Vieira e Thula Pires, pela Editora Brado. O livro reúne artigos de autores negros e negras trabalhando temas centrais da justiça criminal no Brasil.

Quando: 11/10/2016 das 9h às 19h

Local: Ministério Público, localizado na Av. Joana Angélica, 1312 – Nazaré, Salvador – BA.

Quanto: Gratuito. Inscrições no local.

Comentários

Comentários

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup