Inscrições abertas para oficinas de animação em terreiros de Salvador

ago 10, 2016
Gabriel Leal
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

orun_aiye_3

Chamada ‘Òrun Àiyé: Oficina de Stop Motion’, a atividade busca relacionar vivência, religiosidade e produção cinematográfica

Uma oportunidade para as crianças construírem suas próprias narrativas. Essa é uma das finalidades que a Oficina Gratuita de Animação em “Stop Motion”, que está com as inscrições abertas, propõe executar nos terreiros de Salvador.

Ministradas pelas cineastas premiadas Jamile Coelho e Cintia Maria, que lançaram o curta “Òrun Àiyé: a Criação do Mundo”, selecionado recentemente no festival de cinema Farcume: Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro, em Portugal, a atividade busca proporcionar, através da prática e teoria, o resgate de questões como ancestralidade, religião, representatividade, cultura e identidade. 

Os terreiros interessados em receber a oficina podem se inscrever através do formulário disponível no link: http://migre.me/uyBVU até o dia 10/08 e todos os equipamentos e materiais de arte serão fornecidos. Já está programada uma realização no dia 13 de agosto, no Terreiro Junsun, localizado no Alto do Cabrito.

“Na ocasião, os jovens irão produzir um curta-metragem que depois será exibido em uma mostra itinerante. Nossa intenção é que eles se sintam estimulados a produzir, falar de si, de sua religiosidade, sempre se baseando nas narrativas orais, tão importantes para o fortalecimento das religiões de matriz-africana”, explica Cintia Maria.  

A oficina abordará todas as etapas de produção de uma animação em stop motion: análise e criação de roteiro, realização de story board, produção animação de objetos e edição de imagem e som. 

Para Jamile Coelho o projeto funciona como uma oportunidade, também, para descobrir novos talentos. “É uma forma das crianças terem contato com uma das técnicas de animação mais encantadoras. O Stop Motion é utilizado desde produções caseiras até a de filmes como “Laika” e o próprio “Òrun Àiyé” e pode despertar nos participantes o desejo de seguir no ramo”, conta.

A iniciativa faz parte da programação do Núcleo Baiano de Animação em Stop Motion (NUBAS) através do edital Arte em Toda Parte III Edição.

Comentários

Comentários

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup