Ministério da Educação recebe sugestões até março para construção da BNC

fev 26, 2016
Yananda Lima
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Everton Santos

O Ministério da Educação recebe, até o dia 15 de março de 2016, propostas e observações da sociedade sobre o texto preliminar da Base Nacional Comum Curricular. O documento é fundamental para a construção dos novos pilares sobre os quais a Educação Básica do país será construída e já conta com mais de 4,2 milhões de contribuições desde o dia 15 de setembro de 2015, quando foi divulgado.

 A Base Nacional Comum Curricular é um projeto que orienta as instituições de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) no planejamento pedagógico de aulas de acordo com objetivos de aprendizagem avaliados dentro da realidade do aluno e de cada escola. A Base trabalha dentro da matriz curricular da instituição, desenvolvendo trabalhos e interagindo com a comunidade e tem como um dos objetivos, a adaptação do sistema educacional à linguagem audiovisual. O plano envolve quatro áreas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, levando em consideração o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).  

O que é BNCC?

Imagem: Site Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNC) identifica os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros devem ter acesso durante sua trajetória na Educação Básica, desde o ingresso na creche até o final do Ensino Médio. Com ela, os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar de perto a vida escolar das crianças e adolescentes.

A Base será uma ferramenta de auxílio e orientação na construção do currículo de aulas das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares. No intuito de flexibilizar os temas abordados em sala de aula por professores, comunidade ou grupos que promovem formações sociais.

Vale lembrar que essas propostas vem sendo ampliadas e reformuladas desde a constituição de 88, na qual já existia o plano de formulação para uma educação sólida e unificada. O percurso da Base Nacional, as leis que a envolvem, seus objetivos e mudanças ao longo dos anos, está presente na cartilha fornecida pelo Ministério da Educação no site do BNC. 

Quem é a favor:

Renato Janine Ribeiro
Ex-ministro da Educação

Luiz Cláudio da Costa
Secretário Executivo/MEC

Eduardo Deschamps
Presidente do Consed

Alessio Costa Lima
Presidente da Undime

Manuel Palácios
Secretário de Educação Básica/MEC

Ítalo Dutra
Diretor de Currículos e Educação Integral/MEC

Francisco Soares
Presidente do INEP

Cleuza Repulho
Ex-Presidente da Undime

Henrique Caruso
Prof. da EMEF Maria Meduneckas – Barueri (SP)

Iolanda Barbosa
Secretária Municipal de Educação de Campina Grande

Júlia Bueno
Aluna da EMEF Maria Meduneckas – Barueri (SP)

Luis Carlos de Menezes
Professor do instituto de Física da USP

Maria Helena G. de Castro
Integrante do Movimento pela Base Nacional Comum

Nilma S. Fontanive
Integrante do Movimento pela Base Nacional Comum

Rilma de S. Melo
Professora de Ensino Médio

Quem se opõe:

Ricardo Falzetta
Jornalista e Matemático

Vale ressaltar a existência de professores que questionam a BNC alegando que ela não conseguirá abarcar todas as situações e interferir efetivamente na realidade dos estudantes de cada região, causando conflito entre o planejamento local e nacional, pois serão realidades diferentes em torno de um mesmo plano. “Ao explicitar as visões a respeito da Base, sejam favoráveis ou desfavoráveis, a pesquisa mostra quais são os desafios que ela precisa enfrentar na sua construção, implementação e debate”, explica Antônio Augusto Gomes Batista, coordenador de pesquisas do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, ao Site Por Vir.

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